Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/04/2022-13h53

Projeto de extensão da Udesc Ceart promove oficina sobre Teatro e Saúde

Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril, quinta-feira, e atividades iniciam nesta quarta-feira, dia 20

Imagem: CURARTE/Udesc Ceart.
O projeto de extensão Cura! Teatro, Autodescoberta e Cuidado De Si, coordenado pela professora Maria Brígida de Miranda, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes, Moda e Design (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a primeira oficina do percurso: "Teatro e Saúde - Jogos para Trabalhoras/es da Saúde”. A ação aprovada pelo edital Campus de Cultura da Udesc, está com inscrições abertas até o dia 21 de abril, quinta-feira. A programação inicia nesta quarta-feira (20) e se estende a outros dias de abril,

Destinado a trabalhadores de hospitais, postos de saúde, clínicas, além do público em geral, o projeto oferece aulas de teatro, dança e palhaçaria, de forma on-line, e gratuita. As oficinas serão ministradas por artistas, pesquisadores do teatro, dança, palhaçaria e artes da cena.  Segundo a organização do evento, a oficina busca construir um espaço de diálogo entre o Teatro e a Saúde, a partir da relação entre profissionais de ambas as áreas, buscar maneiras de resistir e enfrentar o contexto de crise vivenciado em decorrência da Covid-19 pela sociedade.  

Daiani Brum, palestrante e palhaça, explica sobre a importância do evento: "A oficina traz a oportunidade de diálogo entre as áreas do Teatro e da Saúde, sobretudo, a partir da palhaçaria que, quando associada ao contexto hospitalar, tem a possibilidade de aliviar momentos de tensão, bem como humanizar as relações interpessoais”.

Programação

Teatro e Saúde está dividida em atividades. Terá início no dia 20 de abril, às 19h, com a palestra aberta ao público, sobre as possíveis relações entre o Teatro a Saúde, ministrada pela palhaça Daiani Brum e com a participação do integrante dos Doutores da Alegria, Heraldo Firmino. A conversa será transmitida pelo canal do YouTube do CURARTE.

Nos dias 22, 25, 27, 29 e 30 de abril, das 19h às 21h, acontecem os encontros focados nos estudos teóricos e práticos com ênfase na palhaçaria hospitalar. As inscrições são limitadas, ao todo serão ofertadas 40 vagas e para participar os interessados deverão preencher este formulário com as informações necessárias. Os selecionados ao final receberão um certificado de 10 horas.


Currículo dos ministrantes da Palestra

Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum, é palhaça e doutora em Teatro na Udesc, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Formou-se em palhaçaria na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, no curso de Formação de Palhaços para Jovens (2014). Dedica-se à atuação palhacesca hospitalar, às ações artísticas, teóricas, formativas e de pesquisa na área de Artes Cênicas. Tem experiência em interpretação teatral, máscaras, iluminação cênica, pesquisa e palhaçaria com ênfase na atuação de mulheres e nas poéticas dos contextos hospitalares.

Heraldo Firmino, ator, palhaço, diretor teatral, dramaturgo e arte educador. Formado pela Escola Livre de Teatro (ELT), pesquisou junto ao lado de Tiche Vianna a Commedia Dell’arte e o intérprete popular brasileiro, dramaturgia com Luís Alberto de Abreu dois anos. Em 1997 fundou a Cia Baitaclã e deu continuidade à pesquisa do intérprete cômico brasileiro e o palhaço ao lado de Cida Almeida. Com ela trabalhou no CLÃ Estúdio das Artes Cômicas e coordenou o G.E.C.A. – Grupo de Estudo de Clowns Anônimos, ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo ao Circo em 2004. Em janeiro de 1998 passou a integrar a Cia do Feijão e o elenco de palhaços da Ong Doutores da Alegria. São mais de 30 anos como profissional do teatro, cinema e tv. Ministrou aulas em Sescs, prefeituras, USP, escolas técnicas, nos Doutores da Alegria na formação e treinamento de palhaços em hospitais, casas de cultura, empresas, Clã Estúdio, Oficinas Culturais e preparação de elenco de diversas companhias teatrais. Participou de mais de 25 espetáculos como ator, dirigiu 14, além de participações no cinema e na tv sob a direção de nomes como Hector Babenco, Fernando Meirelles, Caito Neves, Joana Jabace, etc.... Atuou em vários filmes publicitários, cinema “Bicho de sete cabeças”, “Carandiru”, “Doutores da alegria o filme”, “Ensaio Sobre a Cegueira”, entre outros. Dirigiu Likomba de Mariana Rhormens, filme Raquel 1.1 em pós produção, e está gravando a série Aruanas 2° temporada Globoplay. Desenvolve uma pesquisa da comédia popular com a Cia Baitaclã, fundada em 2017 como diretor artístico, foi idealizador e Coordenador Artístico da Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria, um dos principais cursos de Formação de Palhaço no Brasil. Ministra palestras sobre arte, palhaço e suas intersecções com a diáspora africana, convidado como mestre da Escola Livre de Teatro 2018, e atualmente coordena o curso de “Comicidade.

Serviço

O que: Teatro e Saúde - jogos teatrais para trabalhadores/as da saúde;
Quanto: gratuito;
Quando: dias 22, 25, 27, 29 e 30 de abril, das 19h às 21h;
Onde: pela plataforma Zoom;
Inscrições: até o dia 21 de abril, preenchendo este formulário, e através do e-mail de confirmação do Curarte.
Mais informações: no e-mail curacampusdecultura@gmail.com, ou no Instagram @curartecenicas.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h