Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/06/2021-20h25

Projeto de extensão da Udesc Dito Efeito Literário realiza série de oficinas até julho

Projeto oferece sete oficinas até julho. Imagem: Div.
O projeto de extensão Dito Efeito Literário, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a partir desta quarta-feira (23) a série de "Humanas Oficinas". Gratuitas e on-line, abordarão livro, literatura e poesia em diferentes linguagens e práticas, como colagem, fotografia, escrita e game.

As oficinas, são coordenadas pela bibliotecária Karin Vanelli, da Udesc Ceart, e são abertas ao público, em especial aos alunos do centro. “Mais que uma partilha de técnicas, as oficinas são espaços para a partilha do sensível, uma fábrica de sentidos a partir do efeito que a literatura nos provoca”, diz Karin Vanelli, parafraseando o autor Jaques Ranciére.

A série segue até o mês de julho e promete percursos criativos de aprendizagem, experimentações, práticas de existência poética. "São oficinas que interagem várias técnicas e que mobilizam o criativo, o sensível de cada participante" finaliza Karin.

Confira a oficinas e links de inscrição

Oficina Caderno de Artista, com Pati Peccin e Aleph Ozuas
A Oficina Caderno de Artista convida o público a criar uma coletânea de peculiaridades, registradas em um caderno de experimentações gráficas. No estilo “Junk Journal”, este caderno é uma ferramenta particular em que artistas plásticos, poetas e músicos usam para apontar ideias ou registar momentos. Serão quatro encontros às quartas e sextas-feiras, nos dias 23, 25 e 30 de junho e 2 de julho, sempre das 19h às 21h. 

Inscreva-se aqui



Oficina Escrita de Si, com Bruna Berger Roisenberg
A oficina traz conceitos de escrita literária e ferramentas para que os participantes possam criar uma literatura de si com base na sua própria narrativa de vida. Serão abordados exercícios e dicas sobre o processo de escrita, além de abordar o potencial terapêutico da escrita de si, a importância da literatura e da escrita para a saúde mental. Esta oficina terá duas edições: a primeira em 24 de junho, às 18h, e a segunda em 29 de junho, às 10h.

As inscrições podem ser feitas por esse link.

Oficina de Criatividade e Microliteratura, com Marcio Markendorf
A Oficina de Escrita Criativa em Microliteratura é uma aposta na rapidez comunicativa dos formatos mínimos, sobretudo na relação da literatura com as redes sociais, com foco na produção de projetos ficcionais variados. A oficina terá duas edições: a primeira em 1° de julho, às 19h, e a segunda em 5 de julho, às 16h.

Faça aqui sua inscrição.  

Oficina Fanzine Literário – Colagem e Distopia Social, com Pati Peccin, Aleph Ozuas e Karin Vanelli
Essa oficina propõe experimentar a confecção de um fanzine no formato e-book, criado por meio de encontros on-line, onde os participantes irão produzir colagens a partir do tema proposto pela literatura. Nesta edição, será trabalhada obra de distopia social. Serão quatro encontros, às quartas e sextas-feiras, nos dias 7, 9, 14 e 16 de julho, sempre das 19 às 21h. A

Para fazer a inscrição clique aqui.

Oficina de Livro Game, com Ana Beatriz Bahia
A oficina é uma criação colaborativa de livro-jogo (game) em formato digital. Foi pensada no formato de “jam”, uma dinâmica colaborativa e de cocriação, envolvendo o público, explorando a potência dessa diversidade no processo de design e tendo por base aspectos teórico-metodológicos de game design. Essa oficina acontece em quatro encontros às terças e quintas-feiras, nos dias 13, 15, 20 e 22 de julho, sempre de 19h às 21h. 

As inscrições podem ser feitas neste link.

Oficina Construção da Subjetividade na Fotografia, com Ana Sabiá
A oficina propõe experimentação criativa com a fotografia a partir de abordagens do autorretrato, autorrepresentação e o hibridismo entre as linguagens artísticas, considerando práticas com pintura, colagem, apropriação e elaboração de cartografias imagéticas imbricadas à música e literatura. Serão quatro encontros às segundas e sextas-feiras, nos dias 19, 23, 26 e 30 de julho, sempre das 10h às 12h.

Faça aqui a inscrição

Oficina Literatura e Potência Ficcional, com Ana Carla Bellon
A oficina busca trabalhar o potencial do elemento ficcional presente em diálogos entre fotografia e literatura, além de desvendar aspectos relacionados à ficcionalidade de ambas. Por meio de aulas expositivas e exercícios práticos, a oficina vai proporcionar aos alunos um novo olhar sobre a ficção, a fotografia, a literatura, o elemento simbólico e suas convergências, incentivando a produção de novos saberes e potências histórico-imaginativas com a proposta de realização de um pequeno ebook-testemunho literário, produzido pelos próprios participantes. No total são quatro encontros, de 27 a 30 de julho, sempre das 15h às 17h.

Para se inscrever clique aqui.

Vagas
Todas as oficinas têm vaga limitada e após a inscrição aceita os participantes receberão as orientações sobre acesso.

Saiba mais no perfil @ditoefeitoliterario no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h