Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2020-16h28

Seminário de Iniciação Científica da Udesc tem eventos virtuais até dia 30

Várias unidades terão eventos - Foto: Marcelo Cardoso
Até a próxima segunda-feira, 30, continuará a programação de eventos virtuais da 30ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) pelos centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Neste ano, o SIC ocorre totalmente pela internet em virtude da pandemia de Covid-19.

O seminário é promovido anualmente sob coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e tem sua programação em cada unidade definida pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação.

No Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), serão realizadas apresentações em 25 e 26 de novembro. A palestra de abertura, com o tema "A importância da Iniciação Científica na formação acadêmica", será ministrada pelo professor Christian da Silva na próxima quarta-feira, 25, às 17h.

Também estão previstas seis apresentações com coordenadores de laboratórios da Udesc Laguna, que abordarão as linhas de pesquisa e os trabalhos desenvolvidos. Acesse a programação.

O Centro de Educação a Distância (Cead) fará atividades entre 25 e 27 de novembro. Na Udesc Cead, o SIC ocorre simultaneamente ao 5º Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino (Sepen), que tem, como tema geral, "Os caminhos da educação superior em tempos de pandemia".

Estão previstas rodas de conversa e apresentações de ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além debates sobre gestão universitária. Acesse a programação.

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) terá programação intensa nesta terça-feira, 24, com 28 palestras e mesas-redondas vinculadas a dez programas de pós-graduação. As atividades fazem parte da 2ª Semana de Eventos Integrados da Udesc Joinville e também incluem a Jornada do Empreendedorismo, promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Acesse a programação completa.    

No Centro de Artes (Ceart), onde o SIC integra a 6ª Semana Integrada do Ceart, estão previstas para esta semana uma mesa-redonda e duas palestras. A programação na unidade incluiu atividades virtuais ao longo de 15 dias, dentre elas as apresentações do 19º Seminário Virtual de E-learning para Professores Universitários. Acesse a programação.

Já no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), o SIC ocorrerá em 24 e 25 de novembro, simultaneamente ao calendário do 10º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) e ao 3º Encontro da Pós-Graduação (EPG) da Udesc Oeste.

Haverá três palestras, três minicursos e apresentações de pesquisa. Um dos destaques é a palestra sobre sala de aula invertida, com o professor José Luis Medina, da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona. Acesse a programação.    

Eventos concluídos

Três unidades (CAV, Esag e Faed) realizaram eventos virtuais nas últimas semanas, como conferências, palestras e oficinas. E outras quatro (Cesfi, Ceplan, Ceavi e Cefid) estão divulgando vídeos e conteúdos pela internet, no site e pelas redes sociais.

No Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), a programação relacionada ao SIC ainda prossegue até 5 de dezembro com as atividades do Dia Mundial do Solo, promovido em parceria com os programas de pós-graduação em Ciência do Solo e em Ciências Ambientais.

Vídeos e resumos

Uma das partes principais do SIC, as apresentações dos estudantes neste ano foram realizadas por meio de vídeos. Ao todo, 589 vídeos de acadêmicos da Udesc, com resumos de iniciação científica, vinculados a projetos de pesquisa de professores, foram publicadas em outubro no canal do evento no YouTube. Acesse os vídeos.  

As apresentações abrangem as grandes áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias.  

Além dos vídeos, divulgados após as avaliações ad hoc previstas pelo CNPq e com o consentimento dos autores, os estudantes participaram por meio de resumos expandidos, registrados nos anais de cada edição do evento, no site da PROPPG.

Os resumos deste ano também já estão disponíveis e podem ser acessados neste link. Acesse os resumos.

Resultados de pesquisas

O seminário divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao CNPq e os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados e destacados.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)

Entre outras finalidades, a publicação das informações no SIC visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e nos sites dos 12 centros de ensino.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cinco centros têm eventos virtuais nesta semana
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h