Técnico de voleibol Marcelo Zenni Klein se formou no
Bacharelado em Educação Física em 2002 - Foto: CBV
A seleção brasileira masculina sub-17 de voleibol conquistou, no dia 18, o campeonato sul-americano da categoria, em Comodoro Rivadavia, na Argentina. A equipe foi comandada pelo técnico Marcelo Zenni Klein, egresso do
Bacharelado em Educação Física do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.
Na decisão, o Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 1 e encerrou a competição de forma invicta, garantindo a vaga no Campeonato Mundial Sub-17, que será realizado também neste ano, no Catar.
Na Argentina, o desempenho coletivo foi um dos principais diferenciais da equipe brasileira. Segundo o treinador, o grupo enfrentou a perda de um dos principais atacantes por lesão e se fortaleceu depois disso. "Todos jogaram um pouco a mais para preencher a ausência desse atleta, e isso fez diferença", destaca Marcelo.
Essa é a segunda temporada consecutiva do egresso da Udesc Cefid comandando a seleção brasileira sub-17 masculina, e a conquista marcou seu segundo título sul-americano como técnico. Para ele, essa conquista representa um marco importante na sua trajetória profissional. "Essa vitória começa a consolidar uma possível carreira internacional à frente de uma categoria de base do voleibol brasileiro", afirma.
Importância da universidade
Marcelo ressalta a contribuição da formação acadêmica no Bacharelado em Educação Física da Udesc Cefid, onde concluiu o curso em 2002, para sua atuação como treinador. "Levo muito do que aprendi com os professores e colegas. Mesmo em aulas informais, sempre conseguimos trazer algo para o dia a dia profissional, como perspectivas da profissão, tendências específicas para cada modalidade e atualizações de treinamento."
Atualmente, o técnico mantém vínculo com a Udesc Cefid participando de atividades acadêmicas sempre que a agenda permite, em aulas ministradas pela professora
Elisa Dell'Antonio, do
Departamento de Educação Física.
"O treinador Marcelo sempre foi muito solícito e prontamente atendeu convites para participar da disciplina de Metodologia do Voleibol", conta a professora Elisa. 'Em suas participações, contribuiu na formação técnica e humana dos estudantes, compartilhando conhecimento e experiências dentro e fora das quadras."
Próximos desafios
Com a vaga no mundial já assegurada, a comissão técnica da seleção brasileira masculina sub-17 de voleibol inicia agora a preparação para a próxima etapa. O planejamento inclui a observação de novos atletas que possam integrar o grupo e, a partir de maio, o início de temporada de treinos intensivos em Saquarema (RJ), visando alcançar a melhor colocação possível na competição.
Ao deixar uma mensagem aos estudantes da Udesc Cefid que desejam seguir carreira como treinadores, Marcelo destaca a importância do comportamento profissional aliado à competência técnica. "Segundo estudos sobre o mercado de trabalho, cerca de 80% dos profissionais são contratados pela capacidade técnica, mas aproximadamente 80% deles são demitidos por mau comportamento", aponta o treinador.
Mais informações
Mais informações sobre seleção brasileira masculina sub-17 podem ser obtidas no Instagram, no
perfil da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Estagiária de Jornalismo Beatriz Perrone
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637
* Sob supervisão do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt