Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/08/2023-13h39

Udesc apresenta ações em fórum internacional sobre riscos e desastres no Peru

Professor Felipe Gontijo apresentou ações ligadas ao Ceped - Fotos: Divulgação
Ações da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram apresentadas no 6 Fórum Universitário Internacional para Gestão Abrangente de Riscos de Desastres e Adaptação às Mudanças Climáticas: Construindo Resiliência na Academia, realizado em 16 e 17 de agosto em Piúra, no norte do Peru.

A Udesc foi representada pelo coordenador do Grupo Coordenado de Ações em Riscos e Desastres (Ceped), professor Felipe Gontijo, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Gontijo ministrou a palestra "Eduquem as crianças para não precisar salvar os homens", na qual fez uma apresentação geral das ações do Ceped e de ações de extensão da Udesc que tem ações conjuntas com o grupo, como o Núcleo Extensionista Rondon (NER), o programa de extensão Esag Kids, a Liga Acadêmica de Simulação em Saúde e Emergência (Lasse) e o Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres e de Ambiente Costeiro (LabRed Cost).

Riscos e desastres

Realizado anualmente, o fórum tem como objetivo reunir universidade da América Latina e do Caribe para discutir e trocar experiências sobre a gestão integrada de riscos e desastres (Gird); promover a institucionalização da Gird nas instituições de ensino superior; realizar convênios e alianças estratégicas que promovam ações colaborativas de intercâmbio técnico, seguindo as diretrizes do Marco de Sendai, da ONU.

Gontijo destaca que o Udesc participa desde a primeira edição do fórum, que é uma iniciativa da Rede de Instituições de Educação Superior Comprometidas com a Gestão Integral de Riscos e desastres da América Latina e Caribe (RiesGird-LAC) e pelo Bureau pela Assistência Humanitária (BHA Usaid), organização norte-americana parceira do Ceped.

Nesta edição, participaram do evento 38 universidades, sendo 21 do Peru e as demais da Colômbia, Costa Rica, Honduras, Panamá, Bolívia, Equador, Paraguai e Brasil.

Indicações
,
Durante o encontro, a cidade de Assunção, no Paraguai, foi definida como sede da edição de 2004. Para 2025, um dos nomes indicados é o de Florianópolis, com a Udesc sediando o evento. A universidade estadual também recebeu um pedido para sediar uma reunião da BHA Usaid em outubro deste ano.

Segundo Gontijo, também foram encaminhados convênios com as universidades de Tacna, no Peru, e de Tegucigalpa, em Honduras, dentre outras parcerias que "abrirão novas oportunidades não somente o Ceped, mas toda a Udesc".

"Na Operação Horizonte deste ano, tivemos a participação de rondonistas do Paraguai, cuja parceria foi firmada por meio das participações do Ceped nos Fóruns da RiesGIRD-LAC. O mesmo acontece com o Esag Kids, que está traduzindo para o espanhol alguns de seus títulos depois que o trabalho foi apresentado no fórum de 2022", conta o professor.

Educação e gestão

"É interessante perceber que tratam-se de diferentes países, com diferentes realidades e questões climáticas e ambientais. Nessas apresentações, vemos muitas abordagens metodológicas e estatísticas mostrando tendências e o desenvolvimento de tecnologias, como por exemplo o uso de drones e da inteligência artificial. Mas, no final, a ênfase está na educação e na gestão, esses são os principais pontos que encerram a maioria das apresentações", afirma Gontijo.

Em novembro, o Ceped promoverá o 3º Seminário Catarinense de Educação em Gestão de Risco e Prevenção a Desastres e o 1⁰ Fórum Internacional de Universidades Parceiras na Prevenção de Riscos e Desastres. Os eventos ocorrerão simultaneamente no Centro de Agroveterinárias (CAV), em Lages. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Felipe Gontijo apresentou ações ligadas ao Ceped
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h