O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está recrutando voluntários para a pesquisa "Análise da transmissão de forças dos tecidos miofasciais", realizada pelo
Laboratório de Postura e Equilíbrio (Lapeq), com apoio da
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Acesse o formulário de inscrição.
Tecidos miofasciais são parte de uma rede de tecidos conjuntivos do corpo humano chamada de fáscia, que é feita principalmente de colágeno, e conectam especificamente os músculos.
Além disso, outros tecidos da fáscia estruturam áreas como ossos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos, fornecendo força e proteção a essas áreas como se fossem uma série de cordas.
O estudo da Udesc Cefid busca avaliar força muscular, composição corporal e rigidez tecidual dos participantes, que também passam por exames de eletromiografia e ultrassonografia.
A coleta ocorre no Anexo 3 (Casa de Pedra), localizado na Rua São Cristóvão, nº 275, no Bairro Coqueiros, próximo ao campus, com agendamento prévio e horário individualizado. Cada avaliação tem duração aproximada de 50 minutos.
A pesquisa é liderada pelo coordenador do Lapeq, professor
Gilmar Moraes Santos, e tem as pesquisadoras
Graziela Tavares, do estágio pós-doutoral do
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), e
Larissa Sinhorim; o doutorando
Luiz Henrique Duarte, do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH); e os graduandos Igor Alves e Isabele Vasconcelos, do
Bacharelado em Fisioterapia.
Critérios de participação
Podem participar pessoas entre 18 e 59 anos. Os voluntários devem comparecer em jejum de duas horas pelo menos, evitar o consumo de café no dia da avaliação e não praticar exercícios físicos nas 24 horas anteriores. Também é necessário não estar no período menstrual.
Por outro lado, não podem participar pessoas com histórico de cirurgias no quadril ou membros inferiores, doenças neurológicas ou hipertensão arterial não controlada; gestantes; e pessoas amputadas.
Além disso, é necessário vestir roupas confortáveis na avaliação, incluindo shorts ou bermuda, para facilitar a verificação de circunferências corporais, e calçados fáceis de retirar.
Equipamentos da pesquisa
Para investigar a transmissão de forças dos tecidos miofasciais, os integrantes do estudo utilizam equipamentos de alta precisão, como o Myoton, que avalia o comportamento mecânico do músculo; o InBody 700, para análise detalhada da composição corporal por bioimpedância; e o Biodex Pro System 4, para avaliação da força muscular dos músculos do joelho.
Além disso, a equipe de pesquisa usa a eletromiografia, para análise da ativação muscular, e o ultrassom, para avaliação estrutural e morfológica do músculo reto femoral.
Sobre o Lapeq
O Laboratório de Postura e Equilíbrio é ligado ao
Grupo de Pesquisa em Fisioterapia e estuda postura, equilíbrio, força e atividade muscular, análise da marcha, densidade mineral óssea e desempenho funcional.
O Lapeq possibilita a formação de recursos humanos por meio da inserção dos membros do laboratório em avaliação, intervenção e recuperação de pessoas com disfunção musculoesquelética, e suas atividades permitem a aplicação desse conhecimento na formação de graduação dos alunos, especialmente na prática fisioterapêutica em pacientes ortopédicos, traumatológicos e reumatológicos.
Mais informações
Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no WhatsApp, pelos números (47) 98405-7340 (Larissa) e (47) 9225-3279 (Isabele); nos e-mails
larissasinhorim@hotmail.com e
grazielamstavares@gmail.com; e no
perfil do Lapeq no Instagram.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Estagiária de Jornalismo Luisa Paz
E-mail: comunicação.cefid@udesc.br
Telefone/Whatsapp: (48) 3664-8637
* Sob supervisão do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt