Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/03/2023-12h01

Udesc Faed colabora na formação de professores do Pará

Professor Lourival José Martins Filho palestrou no evento Jornada Pedagógica 2023
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Laboratório e Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), foi parceiro na realização de um evento de formação para docentes da rede municipal de Ensino de Santa Bárbara do Pará, no Pará.

Realizado de 23 de fevereiro a 03 de março a Jornada Pedagógica 2023 teve como tema “Desafios, perspectivas e possibilidades para a Educação em Santa Barbara do Pará”.

O professor Lourival José Martins Filho, docente da Udesc Faed no departamento de Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Gestão da Informação (PPGInfo), e atual presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), ministrou a palestra “O professor, a professora e os novos desafios no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita”.

Para a professora Luiza Valente, secretária municipal de Educação de Santa Bárbara do Pará, “é muito importante este movimento de formação docente bem como a parceria com as universidades. Um momento grandioso de aprendizagem e troca de experiências”.

O professor Fabio Fujiyama da Fontoura, que é docente nos Anos Iniciais da rede municipal de Santa Bárbara do Pará e atualmente está na Secretaria de Educação, no departamento Técnico Pedagógico, destaca que “a formação em alfabetização é fundamental especialmente na atualidade frente os desafios pós covid-19. Aprendemos sempre na docência na ação de alfabetizar”.

A professora Alba Regina Batistti de Souza, coordenadora do Nape, destaca a importância deste trabalho integrado de ensino, pesquisa e extensão realizado pelo laboratório, que há mais de 35 anos contribui na formação de professores e professoras da Educação Básica.

A palestra está disponível no canal do Youtube da rede municipal de ensino de Santa Bárbara do Pará. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h