Equipe passou por três das quatro fases do desafio e avalia o aprendizado da experiência
A partir da esquerda, professor do Curso de Agronomia do CAV, Paulo Cassol, estudantes Vinicius Corrêa, Mariana Cristina Zampieri, professora Raquel Valério de Sousa, Diretor do CAV, professor André Thaler Neto, e estudantes Alex da Rocha e Thomaz Ribeiro. Foto: Carla Torres.
A equipe Ambientalize-se, formada por estudantes e professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc em Lages, concluiu sua participação no Reuni Challenge 2025 neste sábado, 13, após a etapa classificatória. Embora não tenha avançado para a fase final do desafio, o grupo completou três das quatro etapas da competição, acumulando aprendizados e experiências fundamentais para a continuidade da proposta.
Na sexta-feira, 12, o grupo realizou entrevistas para aprofundar o entendimento sobre a ideia inicial, voltada à inclusão e contratação de pessoas com deficiência no setor industrial. Ao longo do dia, as equipes participaram de mentorias e atividades voltadas à construção e validação do MVP (Mínimo Produto Viável), momento em que o projeto foi testado junto ao público-alvo e refinado para apresentar soluções práticas e viáveis.
Nesse sábado, após as mentorias e o treinamento para o
pitch, a Ambientalize-se apresentou sua proposta aos avaliadores. A banca contribuiu com questionamentos e sugestões para o projeto, que não integrou, no entanto, a seleção final do desafio.
Próximos passos: projeto será desenvolvido com foco regional
A partir da experiência no Reuni Challenge, a equipe Ambientalize-se projeta dar continuidade à proposta na região da Serra Catarinense. O foco será em soluções de impacto social e em integração com o setor industrial local.
A orientadora do grupo, professora Raquel Valério de Sousa, avalia a experiência como positiva. “Como professora, é animador ver o ânimo que eles têm, o entusiasmo de tocar essa ideia para frente”. Ela detalha o resultado a partir das interações da equipe com os públicos-alvo do projeto: “Nós tivemos uma receptividade muito boa com as associações de PCD’s da Região Serrana, de representantes em nível nacional, estadual. Conversamos com várias entidades, com algumas indústrias e há um interesse muito grande em levar esse projeto para frente, porque essa conexão realmente é um gargalo muito grande nessas plataformas de comunicação entre PCD’s e setor industrial”. Ela finaliza pontuando o que, em sua visão, define a iniciativa: “ Nossa empresa chama-se
Hub PCD, e o nosso diferencial é a inclusão social, a capacitação. A nossa plataforma é atitudinal, ou seja, o comportamento muda as culturas”.
Membro da Ambientalize-se, Alex da Rocha avalia a experiência dos quatro dias de imersão, a começar pelo contato direto com o público-alvo: “Eu achei muito incrível, porque a gente falou com as próprias pessoas PCD, a gente foi atrás delas ouvir diretamente sobre os problemas reais que elas enfrentam, não só por dados ou por pesquisa da internet”. A intensidade da experiência torna-se um marco que complementa as vivências acadêmicas. “Se eu não participasse desse evento, acho que eu nunca iria ter esse tipo de experiência, saber como é que faz um
pitch, saber o que é e como se faz o MVP. É muito interessante para todos nós entendermos como funciona esse mundo empresarial”, finaliza o estudante.
Vencedores do Reuni Challenge 2025
A equipe vencedora da competição este ano foi a Able.X, representante da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de Xanxerê. Em segundo lugar, a Ifruit, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Curitibanos. E em terceiro lugar, a equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus de Caçador.
Das 23 equipes, 11 foram selecionadas para a final do Reuni Challenge: Revy (Udesc Alto Vale), Up Now (Udesc Ceplan), Incluitech (Unibave), Ativa (Udesc Cefid), Catalyze (IFSC Lages), Desbrava (Udesc Meio Oeste Cesmo), Ifruit (UFSC Curitibanos), IntegraPCD (Udesc Oeste), Able.X (Unesc Xanxerê), StarCEO (Udesc Oeste) e Integragro (UFFS Fronteira Sul).
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Carla Torres
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130