Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/12/2021-18h10

Udesc Lages recebe prêmio por segundo lugar em competição de empreendedorismo

Prêmios foram entregues à equipe Cavtech, na noite desta quinta-feira, 2 - Foto: Fabrício Camargo/Ascom
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu, na noite desta quinta-feira, 2, os troféus do vice-campeonato conquistado pela instituição no Reuni Challenge SC, em setembro deste ano.

O prêmio foi entregue ao diretor-geral do centro, Clóvis Eliseu Gewehr, e aos alunos que integram a equipe Cavtech, que conquistou o segundo lugar no evento, considerado a maior competição de empreendedorismo universitário do Estado, mobilizando mais de 400 estudantes e professores de 32 instituições.

A premiação foi entregue pelo diretor do Orion Parque Tecnológico, Claiton Camargo, e pelo coordenador do Reuni Challenge, Salomão Eineck. "É um orgulho muito grande saber que a universidade vice-campeã é daqui", diz Eineck. "Temos o exemplo de professores que são extremamente empreendedores e têm startups vinculadas ao centro de inovação. Precisamos disso para desenvolver a região", completa.

Para o diretor-geral da Udesc Lages a conquista do prêmio em meio à pandemia é prova de superação: "Estávamos em plena pandemia, com dificuldades para reunir os alunos. Estamos muito felizes por essa conquista. Isso mostra a qualidade dos nossos estudantes", diz Gewehr.

Lixo transformado em energia limpa

A Cavtech, orientada pelos professores Maria de Lourdes Magalhães e Marcos Benedito Schimalski, criou um biodigestor, equipamento que acelera o processo de decomposição, para transformar lixo orgânico residencial e comercial em energia limpa, gás de cozinha ou adubo orgânico.

A equipe é formado pelos acadêmicos de Medicina Veterinária Maiara Esser, Matheus Gasparotto e Nathália Amaral; pela acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária Raquel Muniz Lehmann; e pelo acadêmico de Engenharia Florestal Roni Pavarin.

Base-CAV também é finalista

A outra equipe da Udesc Lages finalista na competição, a Base-CAV, é formada pelos acadêmicos de Engenharia Florestal Djeison Felipe Voss, Luís Chaves Duarte, Nataly Souza Nunes e Thalia Schilisting; pela acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária Liandra Sartor da Silva; pela acadêmica de Medicina Veterinária Valentina Staehelin Forschner; e pelos professores Rodrigo Figueiredo Terezo e Veraldo Liesenberg.

O grupo desenvolveu a GeoArbo, uma plataforma que combina informações de diferentes bancos de dados públicos para o planejamento da arborização urbana estratégica. A ferramenta permite calcular o crédito de carbono e visa melhorar a qualidade de vida urbana e o conforto ambiental. A plataforma é oferecida de forma gratuita, financiada através de fundos de créditos de carbono, e acopla funcionalidades de gestão territorial e tributação municipal.

A universidade mais empreendedora

O Reuni Challenge SC também rendeu à Udesc o título universidade mais empreendedora de Santa Catarina. A equipe que venceu a competição é formada por estudantes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc em Florianópolis. A entrega da premiação ocorreu em 26 de novembro, no Plenarinho da Reitoria, na Capital.

O Reuni Challenge SC é uma realização do Orion Parque Tecnológico, Prefeitura de Lages, Governo de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), Rede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC, com apoio do Sistema Acafe.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h