Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/05/2022-17h08

Udesc lança edital para ter horto medicinal na fazenda experimental de Guatambu

Deputado estadual Baldissera (ao centro) destinou emenda parlamentar para obra - Foto: Secom Udesc
Foi lançado o edital para construção da casa do horto medicinal, com recursos de emenda parlamentar, na Fazenda Experimental do CEO (Feceo), mantida em Guatambu pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O edital pode ser acessado no Portal de Compras do Governo do Estado (com o número 0637/2022).

Com cerca de 108 metros quadrados de área construída, o projeto está orçado em quase R$ 180,5 mil e a previsão é que seja concluído em até 60 dias após a assinatura da ordem de serviço.

O termo de referência para a obra foi apresentado nesta terça-feira, 3, no Plenarinho da Udesc, em Florianópolis. O ato teve participação do reitor, Dilmar Baretta, dentre outros gestores da universidade; da professora Kiciosan Galli, coordenadora do projeto; e do deputado estadual Padre Pedro Baldissera, autor da emenda parlamentar.

Também prestigiaram a ocasião o pró-reitor de Planejamento, Alex Fabrin, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, gestores das pró-reitorias de Ensino (Proen), Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e Administração (Proad), e a coordenadora de Projetos e Inovação, Carla Regina Roczanski.

Série de investimentos

O reitor Baretta destacou a importância da nova obra, que se soma a uma série de investimentos e melhorias realizados ou anunciados recentemente na Feceo - dentre eles, a pavimentação da estrada de acesso, com recursos de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado; a contratação de uma empresa para o transporte contínuo de pessoas; e a implantação da internet de alta velocidade.

"Também está prevista a construção de vestiários, de um curral e de um barracão de grãos e insumos. São instalações que vão melhorar as condições da fazenda para ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como os resultados que são revertidos à sociedade", completou o reitor.

O deputado Baldissera afirmou que o apoio "é um reconhecimento à Udesc pela iniciativa de construir o horto medicinal, que tratará de questões envolvidas à fitoterapia, uma das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS)". "É um projeto que vem no sentido de contribuir e ajudar na prevenção e, ao mesmo tempo, de dar dignidade e qualidade de vida às pessoas", afirmou.

Parceria

A professora Kiciosan enalteceu a parceria com o deputado para viabilizar o projeto do horto da Udesc, que representa "mais uma conquista para gerar conhecimento na área da fitoterapia". Baldissera é autor da lei estadual das PICs, aprovada em 2019,e  tem apoiado a universidade em ações na área, inclusive com o aporte financeiro por meio de emendas impositivas.

"Além de pesquisas e cursos, o horto receberá o plantio de mudas com a devida qualidade. A perspectiva para o ano que vem é ter um repositório de mudas para ofertar aos municípios que queiram usar a fitoterapia em seus sistemas de saúde", explicou a docente.

Uma das metas é a oferta de chás a serem distribuídos para a população. "Os chás já são bastante usados, a intenção é estimular o consumo racional e seguro com produtos que têm o que chamamos de 'cpf da planta', com todo o cuidado no cultivo e na colheita", disse. Segundo a professora, os experimentos com plantas também buscarão "agregar ainda mais saber à essa linha de cuidado".

Cuidado com saúde

As PICS são uma modalidade de cuidado às pessoas autorizada pelo Ministério da Saúde, que prevê o uso de tecnologias leves e eficazes. Desde 2006, profissionais do SUS podem ofertar em unidades básicas de saúde 29 práticas do tipo, como auriculoterapia, homeopatia, reiki e terapia de florais.

Docente do curso de Enfermagem da Udesc Oeste e coordenadora do programa de extensão Saúde e Equilíbrio, Kiciosan destacou que "é papel da universidade fomentar essa política, fazendo com que mais profissionais sejam capacitados com qualidade".

"Para atuar nesse sentido, criamos o Observatório Catarinense das PICS, projeto de pesquisa-ação, que inclui pesquisas e ações com o objetivo principal de capacitar profissionais. Desde 2019, promovemos ações com essa finalidade em diversas cidades catarinenses. Graças a esse trabalho, temos hoje mais de três mil profissionais de saúde, de nível superior, capacitados nessa área e atuando no SUS."

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

* Esta matéria foi atualizada às 15h55 de 4 de maio de 2022. Diferentemente do que foi informado a princípio, o ato realizado na Reitoria teve a apresentação do termo de referência para a obra do horto medicinal e não a assinatura da ordem de serviço, que é uma etapa posterior.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Deputado Baldissera (ao centro) destinou emenda parlamentar para obra
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Projeto do horto medicinal da Udesc Oeste
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h