Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/07/2022-15h49

Udesc Oeste faz novo encontro de curso de puericultura para enfermeiros de Chapecó

Curso surgiu a partir do projeto da mestranda Alana Camila Schneider - Foto: Divulgação 

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoveu o quinto encontro do curso "Consulta do Enfermeiro em Puericultura", oferecido a enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde em Chapecó. A atividade ocorreu entre 7 e 12 de julho.

O curso surgiu a partir do projeto de dissertação da acadêmica Alana Camila Schneider no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (MPEAPS) da Udesc Oeste, orientado pela professora Elisangela Argenta Zanatta.

A docente explica que a ideia do projeto surgiu a partir da demanda de inserir os termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (Cipe) no sistema informatizado de saúde utilizado no município, o IDS Saúde. "São esses termos que orientam a elaboração dos diagnósticos de enfermagem, intervenções e resultados esperados", relata Elisangela.

A professora conta que, a partir da parceria entre a Udesc Oeste e a Secretaria Municipal de Saúde, foi inserido no IDS Saúde o subconjunto terminológico da Cipe para lactentes (crianças de zero a um ano de idade). O instrumento foi construído, validado e publicado pela enfermeira Cheila Karei Siega como produto do MPEAPS da Udesc Oeste. “Esse subconjunto é constituído por 86 diagnósticos e resultados de enfermagem e 178 intervenções”, explica Elisangela.

Encontros anteriores

Os quatro encontros anteriores do curso foram realizados em 2021, sendo três na modalidade online e um presencial. Elisangela explica que a nova edição ocorreu por demanda da Secretaria de Saúde de Chapecó, para que os enfermeiros fossem informados da inserção dos termos da Cipe. Os profissionais também foram orientados sobre sua utilização via sistema.

"Esse é um passo importante e inédito para a Atenção Primária e para os enfermeiros de Chapecó”, conclui a professora.

O trabalho de Alana integra o macroprojeto "Desenvolvimento de tecnologias para a implantação e implementação da sistematização da assistência", que tem financiamento de edital feito em parceria pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes). Outros cinco mestrandos integram o acordo. 

Mais informações  

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgenf.ceo@.udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc         
E-mail: comunicacao@udesc.br 
Telefones: (48) 3664-7935/8009

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso surgiu a partir do projeto da mestranda Alana Camila Schneider
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h