Mais de 2 mil candidatos de todos os continentes se inscreveram
para 36 bolsas ofertadas pelas Udesc no programa. Foto: Rafael Cassaniga
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu 2.294 inscrições de candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de mestrado e doutorado da instituição. A procura ocorreu por meio da 4ª edição do Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob), promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), iniciativa que oferece bolsas de estudo para cidadãos de diversos países que desejam cursar pós-graduação no Brasil.
Participando pela primeira vez do GCUB-Mob, a Udesc disponibilizou 36 bolsas de estudo para ingresso no primeiro semestre de 2026, sendo 18 para mestrado e 18 para doutorado, distribuídas em 27 cursos de pós-graduação. Além da gratuidade nas mensalidades, garantida por ser uma instituição pública, os selecionados receberão auxílio financeiro mensal de R$ 2.100 (mestrandos) e R$ 3.100 (doutorandos).
Além da universidade, outras 59 instituições brasileiras participam desta edição da iniciativa, somando mais de 880 bolsas de mestrado e doutorado oferecidas. Mesmo estreando no programa, a Udesc se destacou pela ampla procura, com inscrições de candidatos de todos os continentes.
Entre os cursos mais concorridos da Udesc estão o mestrado acadêmico em Administração, que recebeu 512 inscrições; o mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos, com 234 candidaturas; e o mestrado em Engenharia Civil, com 213 interessados.
“A procura pelos cursos da Udesc foi surpreendente e evidencia como a qualidade dos nossos programas de pós-graduação os coloca em posição competitiva no cenário nacional e internacional, tornando a universidade um destino científico de excelência”, ressalta a coordenadora institucional da iniciativa, professora Geovana Lunardi.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Sérgio Pezzin, a adesão da universidade à iniciativa também reflete o esforço dos programas de mestrado e doutorado em expandir a produção do conhecimento para além das fronteiras do país.
“O resultado é fruto do empenho das coordenações, que aderiram à chamada e compreenderam a internacionalização como parte essencial para a consolidação e o fortalecimento de seus programas de pós-graduação”, destaca o pró-reitor.
Sobre o programa
O GCUB-Mob é promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, com apoio do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (IGR-MRE), da Organização para a Cooperação do Sul (OSC), da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), da UDUALC e do CSUCA, além de parcerias com a Comissão Nacional da Unesco para o Brasil e a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF).
O programa tem como objetivo formar estudantes de alto desempenho acadêmico em nível mundial, fortalecer a internacionalização das universidades brasileiras e ampliar a cooperação científica entre instituições do Brasil e do exterior.
Além das bolsas pagas pelas universidades, estudantes oriundos de países em situação de vulnerabilidade, como regiões em conflito, também contarão com apoio adicional oferecido pelo Confap, destinado à instalação e outras despesas iniciais.
Saiba mais sobre a iniciativa na
página do programa.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006