Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/05/2019-19h11

Udesc recebe o músico Sérgio Kafejian para oficina em 6 e 7 de junho

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza mais um Rodadas de Pesquisa, evento de palestras e oficinas do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes (Ceart). Nos dias 6 e 7 de junho, das 13h às 17h30 no Auditório do Departamento de Música (DMU), o pesquisador Sérgio Kafejian apresentará a oficina “Criação e Performance: Novas práticas criativas a partir das sonoridades estendidas”.

De acordo com a organização, as oficinas serão voltadas para a prática musical contemporânea com foco nas técnicas instrumentais estendidas e na organização do material musical a partir do conceito de sonoridade. Sérgio Kafejian trabalhará exercícios de investigação sonora a partir da exploração instrumental.

Para complementar, ele ainda abordará a organização do material sonoro a partir de recursos da escrita gráfica, da improvisação estruturadae da improvisação livre. A atividade oferece certificados de participação aos alunos de graduação e pós-graduação.

Sobre o conceito histórico da oficina


O advento do uso das técnicas e sonoridades estendidas na música dos séculos 20 e 21 trouxe novas possibilidades de expressão e organização do material musical. Para os compositores, a inclusão de novos instrumentos abriu caminhos para que outros modelos de organização fossem investigados.  A busca por sons não seria mais sobre as notas de alturas definidas, e sim nas qualidades acústicas dos materiais sonoros que a criação sustentaria seu discurso.

Para os músicos, a expansão da paleta sonora instrumental transformou a relação estabelecida entre instrumento e o instrumentista. Agora, seria na pesquisa cuidadosa e detalhada dos novos modos de produção sonora que cada um encontraria sua expressão particular. De tal modo nasceram novos modelos de criação musical como a improvisação, as composições colaborativas e as performances interativas.

Conheça o ministrante


Sergio Kafejian estudou composição com o compositor brasileiro contemporâneo Silvio Ferraz e também com o músico e pesquisador de música clássica Flo Menezes. Obteve seu mestrado na Brunel University em Londres, doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Música da ECA/USP.

Em 2017 atuou como Visiting Scholar (pesquisador estrangeiro que leciona sua pesquisa em alguma universidade estadunidense) na NYU Steinhardt. Além de ter sido compositor residente do New Music Ensemble, na mesma instituição.

Entre os principais prêmios recebidos destacam-se os Prix Residence (1998), Prix pour ouevre electroacoustic avec instrument (2008), ambos no Concurso Internacional de Música Eletroacústica e de Arte Sonora de Bourges na França. Também recebeu prêmios de composição clássica na Funarte em 2009 e 2014; e o prêmio de Composição Orquestral Gilberto Mendes em 2008.

Entre 2011 e 2015 foi diretor artístico do grupo de música contemporânea Camerata Aberta. Atua como professor na Faculdade Santa Marcelina (FASM) em São Paulo desde 2001, ministrado aulas de Composição, Música Contemporânea, Música Eletroacústica, e Análise Musical.

Serviço:

O QUÊ: Rodadas de Pesquisa: Oficina com pesquisador Sérgio Kajefian - "Criação e Performance: Novas práticas criativas a partir das sonoridades estendidas".
QUANDO: Dias 6 e 7 de junho, das 13h às 17h30. 
ONDE: Auditório do DMU – Ceart, Udesc - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito destinado aos estudantes do Departamento de Música.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h