Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/05/2023-19h34

Vestibular de Inverno 2023: veja dez motivos para fazer seu curso de graduação na Udesc

Candidatos podem escolher duas opções de seleção ao mesmo tempo (prova e histórico escolar) - Arte: Moove
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2023, que terá duas formas de seleção para um total de 1.188 vagas em 39 cursos de graduação presenciais e a distância, totalmente gratuitos.

Os candidatos poderão concorrer das seguintes formas: pela prova presencial, com taxa de inscrição de R$ 110; pelo histórico escolar do ensino médio, com inscrição gratuita; e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando assim as chances de aprovação. As inscrições poderão ser feitas até 22 de maio, em udesc.br/vestibular

Você ainda tem dúvidas sobre estudar na Udesc? Veja então dez diferenciais para você escolher a Udesc:

1 - Universidade pública, gratuita e de todos

A Udesc é uma universidade estadual mantida pela sociedade catarinense e ligada ao Governo do Estado. Portanto, ela é pública, gratuita e de todos, sem cobrança de mensalidades.

2 - Destaque nacional e internacional

A Udesc é uma universidade de qualidade e está sempre em destaque em rankings nacionais da área, como o do Ministério da Educação (veja mais), e vem ganhando presença cada vez maior em rankings internacionais.

A Udesc está entre as melhores universidades do mundo em levantamentos como o QS World University Ranking (veja mais) e o da organização Times Higher Education (THE), da Grã-Bretanha (veja mais). O THE também lista a Udesc nos rankings com as melhores universidades da América Latina (veja mais), de países com economias emergentes e de instituições entre 50 e 75 anos de existência.

3 - Oportunidades no exterior

A Udesc atualmente tem convênios com quase cem universidades de 25 países para os estudantes fazerem um ou dois semestres de graduação no exterior e terem contato com diversas culturas e realidades (veja mais).

A cada semestre, são oferecidas mais de 20 bolsas de intercâmbio em todos os centros de ensino (veja mais) - feita com recursos da Udesc, a iniciativa é única no gênero entre universidades brasileiras.

Além disso, a Udesc tem um escritório do Education USA em Florianópolis (veja mais) e oferece cursos online de curta duração em parceria com a Universidade Full Sail, dos Estados Unidos (veja mais).

4 - Soluções tecnológicas

A Udesc investe em várias soluções tecnológicas para as atividades de estudantes e professores, como:

  • Plataforma Minha Biblioteca: acesse oito mil livros digitais de graça (veja mais);
  • Laboratórios virtuais: use softwares licenciados sem sair de casa;
  • Plataforma Coursera: faça cursos internacionais de curta duração com certificado (veja mais);
  • Udesc.Edu: baixe o aplicativo personalizado para a plataforma Moodle (veja mais);
  • Pacote Office 365: aproveite mais de 20 aplicativos, 1 Terabyte de espaço na nuvem e Windows 10 Educacional (veja mais);
  • Espaços inovadores de ensino (Espines): aprenda com recursos tecnológicos como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares;
  • Biblioteca das Coisas: pegue por empréstimo itens como calculadora, carregador de celular, adaptador, kit de notebook, fones de ouvido, tablets e similares (veja mais).

5 - Universidade inovadora

A Udesc é uma das universidade mais empreendedoras de Santa Catarina, tem mais de dez empresas juniores (veja mais) e conta com aceleradora de ideias de negócios (veja mais), programa de empreendedorismo universitário (veja mais) e capacitação permanente em inovação (veja mais). Além disso, uma incubadora tecnológica será implantada em Florianópolis (veja mais).

6 - Diversos tipos de auxílio, apoio e bolsa

A Udesc oferece, por exemplo, auxílios de moradia, alimentação e transporte, além de subsídios em refeições, para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (veja mais). Alguns auxílios tiveram reajuste histórico neste ano (veja mais).

A universidade conta ainda com o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), para estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas (veja mais), e com projetos como o Acolhe e o Respira, voltados ao compartilhamento de experiências entre acadêmicos (veja mais). 

A Udesc também oferece uma série de bolsas aos estudantes, como de apoio discente, extensão cultural, monitoria, iniciação científica, iniciação à docência (para cursos de licenciatura) e intercâmbio (veja mais). Muitos tipos de bolsa também tiveram reajuste histórico neste ano (veja mais).

7 - Integração estudantil

Além das empresas juniores, a Udesc tem grupos do Programa Especial de Treinamento (PET) e entidades estudantis como centros acadêmicos, diretórios acadêmicos e associações atléticas.

Por meio das associações, os estudantes são mobilizados para práticas esportivas em diversas modalidades (veja mais) e podem participar de torneios internos, estaduais e nacionais, entre os quais estão as edições anuais dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina. O Jiudesc é a a maior competição esportiva do País entre acadêmicos de uma mesma universidade (veja mais).

8 - Produção científica

A Udesc tem pesquisadores entre os mais influentes da América Latina (veja mais), atua com 220 grupos de pesquisa (veja mais), tem mais de 90% dos professores com titulação de doutor e conta com dezenas de laboratórios (veja mais), além de equipamentos de ponta.

9 - Desenvolvimento estadual e nacional

A Udesc contribui muito para o desenvolvimento de SC e do Brasil: tem cursos conforme o perfil de cada região catarinense, já formou quase 70 mil profissionais em 58 anos de existência, faz pesquisas aplicadas para resolver problemas da sociedade e atende 600 mil pessoas anualmente em 700 ações de extensão (veja mais).

Além disso, a Udesc conta com estruturas como o Museu da Escola Catarinense (Mesc), a Editora Udesc, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Hospital de Clínica Veterinária (HCV), o Planetário Digital, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e o Núcleo Extensionista Rondon (NER)

10 - Proximidade com você

A Udesc tem 13 centros de ensino no território catarinense, além de cerca de 30 polos de apoio para educação a distância (veja mais).

Você pode acompanhar as ações da universidade em canais oficiais como Portal Udesc; Newsletter Udesc em Rede; WhatsApp; Twitter; Instagram; Facebook; YouTube; Rádio Udesc FM; e Revista Retrospectiva Udesc.


Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página oficial do vestibular e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Candidatos podem escolher duas opções de seleção ao mesmo tempo (prova e histórico escolar)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h