Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/10/2019-15h21

Videomonitoramento da Udesc possibilita fiscalização de obra a distância em tempo real

Construção em Balneário Camboriú é acompanhada por fiscais em Florianópolis - Foto: Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem usado, de forma pioneira, sistema de videomonitoramento para auxiliar na fiscalização de obras na instituição.

A medida tem gerado economia de recursos com deslocamento de engenheiros da universidade às construções e de tempo. 

A primera obra com fiscalização a distância é a construção do segundo edifício do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), no Bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú. O trabalho fica por conta dos engenheiros da Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras da Udesc (Cepo), órgão localizado em Florianópolis.

A câmera foi instalada no primeiro prédio da Udesc Balneário Camboriú, de modo que as imagens cubram todo o terreno da construção. O equipamento de videomonitoramento fica ativado 24 horas e o sistema pode ser acessado em computadores da própria Cepo ou em outro local.

"Cabe ressaltar que as câmeras não substituem a fiscalização presencial dos engenheiros nas obras. No entanto, facilitam o acompanhamento em tempo real do andamento dos trabalhos, a qualquer hora e lugar, pela internet", afirma o técnico Roberto Böell Vaz, fiscal da obra em Balneário Camboriú. 

Com 423,97 metros quadrados distribuídos em andar térreo, o novo prédio ficará ao lado do Edifício Alcides Abreu e permitirá a ampliação do setor administrativo e das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Udesc Balneário Camboriú. 

A obra foi licitada no valor de R$ 978.355,28, com pagamento por etapa e metragem construída, e será realizada até março de 2020, pelo sistema de steel frame (construção seca).

Mais informações

Mais informações sobre o novo sistema de fiscalização de obras podem ser obtidas na Cepo, pelo e-mail raimundo.robert@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8034.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h