Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/08/2018-20h12

Dois mil alunos de ensino médio e pré-vestibular visitam Udesc no Parque das Profissões

 
Estudantes conheceram estrutura da universidade nos centros e estandes - Fotos: Gustavo Vaz e Ana Quinto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu a primeira edição do Parque das Profissões na manhã e na tarde desta quarta-feira, 29, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Cerca de dois mil estudantes de ensino médio de colégios públicos e privados, além de cursinhos pré-vestibulares, puderam conhecer melhor os 58 cursos de graduação presenciais e a distância que a Udesc oferece em 35 municípios catarinenses. Saiba mais sobre o Guia de Cursos Udesc, que foi lançado no evento.

Ao longo do dia, os alunos visitaram, individualmente ou em turmas, os centros de ensino do Bairro Itacorubi e os estandes das unidades localizadas no Bairro Coqueiros e em outras cidades do Estado.

Os participantes também obtiveram informações sobre assuntos como formas de ingresso (vestibular e Sisu), orientação vocacional, bolsas e intercâmbio, assim como assistiram a apresentações culturais.

"O evento foi importante porque mostrou um pouco do que a Universidade dos Catarinenses está fazendo para a sociedade e o desenvolvimento de Santa Catarina. A iniciativa foi muito positiva. Ela será ampliada para outros centros também e promovida novamente em Florianópolis", afirmou o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

O reitor e a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, agradeceram os servidores e estudantes voluntários da universidade envolvidos na realização do parque pelo sucesso do evento.

"O Parque das Profissões superou as expectativas, e a Udesc conseguiu atender um público acima do inicialmente esperado nas apresentações dos cursos, assim como atendeu a demanda de diversas escolas em conhecer a universidade", destacou Soraia. 

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Secretaria de Comunicação (Secom).

A realização do parque integra o conjunto de ações do projeto Imagem Udesc, que está previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor Tomasi e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Estudantes de vários municípios

O Parque das Profissões da Udesc recebeu alunos de diversas cidades, sobretudo da Grande Florianópolis e do Sul Catarinense. Marcos e Maria Eduarda, por exemplo, estudam na Escola Estadual Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz, e vieram por conta própria para conhecer o curso de Moda, do Centro de Artes (Ceart). "Ainda estamos em dúvida entre Moda e Direito", comentou Marcos.

Por outro lado, a estudante Isabela, da Escola Estadual Valério Gomes, de Tijucas, já escolheu seu caminho: "Quero cursar Medicina Veterinária". A Udesc oferece esse curso no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. Natalie e Bianca, da mesma escola, estão em dúvida entre Engenharia ou Arquitetura e Urbanismo.

Medicina Veterinária também é o curso pretendido por Vitória, que está no segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Gracinda Augusta Machado, em Imbituba. "Sempre gostei, tenho um apego com a profissão. Já pensei em outras áreas, mas algo sempre me puxa de volta", disse a aluna.

Universidade pública, gratuita e de qualidade

Com mais de 50 anos de excelência e atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a Udesc tem atualmente cerca de 15 mil alunos, distribuídos em 58 cursos de graduação e 48 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), oferecidos gratuitamente.

A instituição conta ainda com diferenciais como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense, a Editora Universitária, o Escritório de Direitos Autorais e a Rádio Udesc FM, com emissoras em Florianópolis, Joinville e Lages.



Mais informações

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129, das 13h às 19h.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h