Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2019-20h29

Encontro reúne egressas da primeira ação afirmativa étnico-racial da Udesc

Realizado no Neab, encontro reuniu algumas egressas do projeto "40 Mulheres Negras" - Fonte: Divulgação
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou o "Café com as 40 Antonietas" nesta quarta-feira, 27, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O encontro reuniu algumas das egressas que participaram, em 2003, do projeto "40 Mulheres Negras", um processo seletivo exclusivo para o ingresso de mulheres negras no curso de Pedagogia oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead). A iniciativa foi a primeira ação afirmativa étnico-racial da Udesc.

Na época, as estudantes se identificavam como as "40 Antonietas", em referência à Antonieta de Barros, mulher negra, professora e primeira deputada estadual de Santa Catarina. Entre elas, a maioria é a primeira integrante da família a ter ensino superior.

Futuro reitor participou do evento

O encontro desta quarta-feira faz parte das atividades em celebração do Mês da Consciência Negra na universidade e contou com as participações do futuro reitor da Udesc, professor Dilmar Baretta, e da coordenadora pedagógica da turma, professora Altair Alves Lucio, uma das fundadoras do Neab.

"Nosso reencontro, sem dúvida, foi uma viagem no tempo. Agradecemos à professora Vera Márcia pela iniciativa e ressaltamos que a presença do futuro reitor da Udesc foi uma demonstração de respeito e apoio ao Neab. Vamos em frente para construirmos novas conquistas", destacou uma das egressas, Marilu de Oliveira.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail neab@udesc.br.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h