Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/07/2019-17h58

Udesc Ibirama sedia curso de Pedagogia Indígena para comunidade Xokleng

Formação de professores atenderá membros da Terra Indígena Laklãnõ - Foto: Helena Marquardt/Divulgação
Neste sábado, 27, ocorrerá a aula inaugural do curso de Pedagogia Indígena Xokleng, realizado por meio de uma parceria entre a comunidade da Terra Indígena Ibirama, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação (Fumdes).

O evento e a recepção aos alunos será às 13h30, nas dependências do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Udesc em Ibirama. A solenidade será prestigiada pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e pela reitora da Furb, Márcia Cristina Sardá Espíndola.

A realização do curso de Pedagogia Indígena Xokleng -é resultado de uma ampla parceria entre instituições e a comunidade indígena. A Furb, lideranças da Terra Indígena e docentes indígenas trabalharam coletivamente para elaboração do projeto contemplado no edital do programa Uniedu, do Governo do Estado, buscando a parceria da Udesc para a realização das atividades nas instalações da universidade em Ibirama.

A iniciativa também teve apoio do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) na interlocução do convênio entre as organizações parceiras.

Aulas e estudantes

Com quatro anos de duração, o curso utilizará a estrutura da Udesc Ibirama e terá aulas nas sextas-feiras à noite e nos sábados durante o dia.

Os 45 alunos fazem parte do povo Laklãnõ Xokleng e são residentes da Terra Indígena Ibirama Laklãnõ. A seleção dos participantes ocorreu segundo critérios definidos junto aos representantes indígenas e em atendimento ao edital. Além de pertencer ao povo Xokleng e residir no Estado, é preciso ter concluído o ensino médio para ingressar no curso. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso para formação de professores é voltado a membros do povo Laklãnõ Xokleng de Ibirama
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h