Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/08/2021-12h35

Ensino de empreendedorismo para crianças é tema de tese de doutorado da Udesc Esag

Estudo se baseia na experiência do programa Esag Kids, da Udesc -  Foto: Esag Kids/Udesc Esag
Eduardo Janicsek Jara defenderá nesta quarta-feira, 25, às 14h, sua tese “Ensino de empreendedorismo para crianças: uma abordagem via extensão universitária no programa Esag Kids”, no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A pesquisa teve orientação da professora Martha Kaschny Borges, do Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc. As defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação estão sendo realizadas em plataformas on-line e abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quarta-feira, 25, a partir das 14h)

A tese analisa uma possibilidade de se desenvolver o ensino de empreendedorismo com crianças do Ensino Fundamental, com base na experiência do programa de extensão Esag Kids, da Udesc Esag, coordenado pelo autor do estudo. O conceito de empreendedorismo, nesse caso, considera aspectos não apenas relacionados a negócios empresariais, mas também ao planejamento, empatia, sustentabilidade, educação fiscal, liderança e inovação.

O trabalho conclui que é possível estar alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação brasileira, que mesmo não fazendo menção ao termo empreendedorismo nas diretrizes para o Ensino Fundamental, apresenta em suas competências gerais esperadas conceitos trabalhados para desenvolvimento de uma orientação ou atitude empreendedora.

Jara também desenvolve na tese o conceito de “empreendedorismo fractal”, em que pequenas ações realizadas pelas crianças impactam em um ambiente maior, por meio de comportamentos e resultados. E reforça a ideia de empreendedorismo multidimensional, que não se limita à visão de negócios, de abrir uma empresa e lucrar, mas como um movimento amplo, que reflete em valores morais, solidariedade e sustentabilidade.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ensino de empreendedorismo para crianças
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h