Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/06/2020-15h51

Mestrado em Engenharia Florestal da Udesc Lages terá primeiras bancas online

Mestranda Jéssica da Silva Costa defenderá dissertação, pela internet, na quinta - Foto Divulgação
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, transmitirá, pela internet, as defesas de duas dissertações de mestrado, na próxima quinta, 25, e sexta-feira, 26.

As defesas totalmente online são inéditas no programa e acontecerão em função da pandemia do novo coronavírus. Os trabalhos foram orientados pelos professores Veraldo Liesenberg e Marcos Benedito Schimalski, do Departamento de Engenharia Florestal.

Na quinta-feira, às 14h, ocorrerá a defesa da dissertação da mestranda Jéssica da Silva Costa. O trabalho tem como título "Uso de Sensores Ópticos e de Micro-Ondas para o Mapeamento da Cobertura da Terra do Planalto Sul do Estado de Santa Catarina".

A pesquisa apresenta resultados do mapeamento de diferentes classes de uso da terra na região sul de Lages, compreendendo parte da Coxilha Rica. O trabalho mostra a viabilidade do uso de imagens de radar de abertura sintética de uma plataforma japonesa. Os resultados poderão ajudar órgãos públicos a buscar o aprimoramento de metodologias de mapeamento regional, onde a incidência de nuvens é extremamente alta.

Na sexta-feira, às 9h, o mestrando Jeanderlon Veiga defenderá a dissertação "Viabilidade de Dados Sentinel-2 no Mapeamento de Povoamentos de Pinus sp. e Eucalyptus sp. em Santa Catarina". O trabalho visou mapear povoamentos florestais de Pinus e Eucalipto no Estado, tendo em vista a disponibilidade de imagens ópticas da constelação Sentinel-2. Os resultados da pesquisa poderão auxiliar órgãos públicos e empresas privadas a tomar decisões relacionadas às estratégias para o setor florestal em suas regiões de atuação.

As transmissões das bancas poderão ser acompanhadas pelo link de acesso. Para assistir à defesa, é recomendado acesso ao link com, pelo menos, dez minutos de antecedência. Ao entrar na sessão, é necessário se identificar para o registro de presença. Além disso, os participantes deverão desligar o áudio do microfone durante a apresentação das bancas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h