Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/11/2017-18h33

Programa Amigo do Carroceiro da Udesc Lages completa 15 anos e lança documentário

 

Documentário é produção da jornalista Camila Paes e da filmmaker Tais Lahn - Foto: Divulgação
O programa de extensão Amigo do Carroceiro, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, completa 15 anos de existência, em 2017, atingindo o número de 550 carroceiros inscritos.

Um documentário, produzido pela jornalista Camila Paes e pela filmmaker Tais Iahn, conta histórias de famílias atendidas pelo programa. "Temos que entender a realidade dessas pessoas. A intenção é fazer com que a sociedade conheça o programa e a vida dessas famílias", fala Camila.

Com 43 minutos de duração, o audiovisual apresenta depoimentos do professor aposentado e idealizador do programa, Aloísio Marcondes Neto, do atual coordenador, Joandes Fonteque, do antropólogo Geraldo Locks, do egresso de Medicina Veterinária, Anderson de Souza, de carroceiros e suas famílias.

"Conhecer essas histórias para transformá-las em documentário nos mostrou quanto o programa é importante no que diz respeito aos cuidados com os animais e com as condições de vida dos carroceiros", avalia a filmmaker Tais Iahn.

Criado em 2002, o Amigo do Carroceiro é voltado para cuidar da saúde e bem-estar dos cavalos usados na tração de carroças. Também visa proporcionar melhores condições de vida e trabalho às famílias que usam os veículos para coleta de materiais recicláveis como fonte de renda.

O programa envolve estudantes de Medicina Veterinária, desde a primeira fase do curso. "A grande relevância é aliarmos ensino, pesquisa e extensão. Auxiliamos os carroceiros, através do atendimento ao cavalo, para terem a oportunidade de trabalhar com um animal saudável. Na maioria das vezes, este trabalho é a única fonte de renda dessas famílias", fala Fonteque.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h