Públicos da pós têm de preencher formulário nacional
até começo de 2026 - Arte: Beatriz Perrone/Ascom
Começou nesta quarta-feira, 3, o Censo Nacional da Pós-Graduação Stricto Sensu, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
O envio dos dados ocorre na Plataforma Sucupira e é obrigatório para quatro públicos: pós-graduandos matriculados em cursos de mestrado e de doutorado; docentes permanentes e colaboradores; pesquisadores em estágio pós-doutoral; e coordenadores de programas de pós-graduação.
O envio do formulário do censo nacional deve ocorrer até 26 de fevereiro. Para acessar o formulário, os públicos devem efetuar login na Plataforma Sucupira pela conta gov.br, Orcid ou Capes. Confira mais detalhes no tutorial.
"O preenchimento do censo é rápido e leva menos de cinco minutos. Ressalto que cada programa de pós-graduação do Cefid precisa ter participação mínima de 95% de cada público para não perder as bolsas e os auxílios ofertados pela Capes, que usará os dados para subsidiar políticas públicas voltadas à pós-graduação stricto sensu", ressalta a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid, professora Caroline Ruschel.
"Sendo assim, todos (docentes, discentes e pesquisadores em estágio pós-doutoral) são responsáveis pelo atingimento da meta, que é condição indispensável para seguirmos desenvolvendo as atividades no âmbito do PPGCMH e do PPGFT", afirma.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Udesc Cefid (Secepg). Confira os canais de atendimento.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.