Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/09/2022-14h22

Saúde Mental Importa: quinta tem bate-papo, pedal, origami e esporte na Udesc Esag

A programação da campanha Saúde Mental Importa tem seu penúltimo dia de atividades nesta quinta-feira, 29, no “Aquário” – espaço envidraçado próximo à cantina do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A campanha se dedica à conscientização sobre cuidados com a saúde mental ao longo de todo o mês de setembro. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica.

As atividades vão até esta sexta-feira, 30. Em alguns casos, as vagas são limitadas e é preciso fazer previamente a inscrição no site. Os participantes terão direito a certificados. Em outras atividades, basta comparecer ao Aquário e aproveitar.

A programação desta quinta-feira, 29, tem roda de conversa sobre saúde mental (“O que te faz feliz?”), papo sobre saúde, exercícios físicos e pedal (com lançamento do passeio ciclístico Bikesag, marcado para 23 de outubro), oficina de origami e premiação dos Destaques Esportivos dos Jogos Internos da Udesc (Jiudesc 2022).

Saiba mais em udesc.br/esag/saudementalimporta.

O que te faz feliz?

A roda de conversa é um momento de partilha, com um clima de respeito, a fim de que todos sintam-se seguros e confortáveis para falar. O papo começa às 10h, no Aquário da Udesc Esag, mediado pelas servidoras Janaína Valentin e Ieda Frasson. Para garantir sua vaga, é recomendável fazer a inscrição aqui.

A atividade tem o apoio do Espaço de Acolhimento ao Ensino e Aprendizagem (EA2) da Udesc Esag. O EA2 ajuda estudantes com alguma dificuldade em sua vida acadêmica, seja em relação aos aprendizados técnicos, emocionais ou comportamentais, auxiliando também a planejar sua carreira.

Bikesag

A personal trainer Denise Oliveira de Souza, graduada em Educação Física, com especialização em treinamento funcional e cross trainning, fará uma roda de conversa sobre saúde, exercícios físicos e a prática de pedalar com a bicicleta por aí. Entre outras coisas, ela ensinará alguns exercícios para se fazer antes e depois das pedaladas. Não é preciso se inscrever para participar

O bate-papo, a partir das 14h15, também marca o lançamento do Bikesag, passeio ciclístico promovido pelo programa Esag Sênior e marcado para 23 de outubro, em comemoração ao aniversário da Udesc Esag.

Oficina de Origami

O origami é o conjunto de técnicas que permitem criar figuras dobrando folhas de papel, sem realizar cortes nem usar cola. O origami auxilia no desenvolvimento da paciência e da constância e melhora a memória. Além disso, desenvolve a concentração visual e mental e reforça a autoestima e induz o relaxamento.

A oficina será ministrada pela Professora Ruth Rossi, da Udesc Esag, das 15h40 às 16h20. Para garantir vaga na atividades, faça sua inscrição aqui.

Destaques Desportivos

A última atividade do dia, a partir das 18h, é a premiação dos estudantes da Udesc Esag que se destacaram na edição de 2022 dos jogos internos da universidade, os Jiudesc. O reconhecimento é uma forma de estímulo à prática do esporte no ambiente universitário.

A premiação é organizada pela Direção de Extensão da Udesc Esag, com apoio da Atlética Esag.

Mais eventos

A programação do Saúde Mental Importa inclui mais de 20 atividades, nos três turnos, entre palestras, rodas de conversa, oficinas voltadas ao autocuidado (ioga, alongamento, meditação, artesanato, jardinagem, dança e até prática de arco e flecha) e ações interativas, como espaços “ instagramáveis ” abertos ao público no Aquário. Um piquenique de encerramento também está previsto.

Também há uma campanha ao longo do mês em canais de mídia da Udesc Esag , elaborada por uma equipe de estudantes do curso de Administração Pública. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Marketing em Serviços Públicos, ministrada pela professora Aline Santos. A equipe é formada pelos alunos Gabriel Veras, Larissa Silva, Rafaela Belluomini , Sthefani Spindola e Vitória Bilhalva .

A partir da entrega do trabalho e da repercussão entre os demais alunos, o tema foi levado à Direção do Centro, que incorporou a campanha e a ampliou. A Direção de Extensão buscou parceiros e viabilizou um mês inteiro de eventos. Mais de 30 instituições, entre órgãos públicos, empresas, organizações da sociedade civil e profissionais voluntários, além de outros órgãos da própria universidade, estão entre esses apoiadores.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Extensão, pelo e-mail dex.esag@udesc.br.

Serviço 1
O QUÊ: Roda de conversa “O que te faz feliz”.
QUEM: Janaína Valentin (EA2) e Ieda Frasson
QUANDO: quinta-feira, 29 de setembro, às 10h
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
INSCRIÇÕES: aqui.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 2
O QUÊ: Bikesag – Saúde, Exercícios e Pedal.
QUEM: Denise Oliveira de Souza, personal trainer.
QUANDO: quinta-feira, 29 de setembro, às 14h15.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 3
O QUÊ: Oficina de Origami.
QUEM: Ruth Rossi, professora da Udesc Esag
QUANDO: quinta-feira, 29 de setembro, às 15h40
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
INSCRIÇÕES: aqui.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 4
O QUÊ: Premiação Destaques Desportivos Jiudesc 2022.
QUEM: Direção de Extensão (DEX) e Atlética Esag.
QUANDO: quinta-feira, 29 de setembro, às 18h.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h