Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/09/2025-15h49

Udesc 60 anos: atividades universitárias garantem o esporte como um direito social

Acesso a práticas esportivas para a comunidade acadêmica

Participação da Udesc é destaque nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia. Foto: Divulgação
A compreensão de que o esporte é um direito social que deve estar disponível a toda a comunidade universitária faz com que a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) esteja atenta às demandas relacionadas ao tema e busque formas de efetivar esse acesso. Por meio de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão, a instituição incentiva e valoriza a prática esportiva entre estudantes, professores e técnicos.

“Nós vemos no esporte a possibilidade de formação e desenvolvimento social e acadêmico. Queremos incentivar a participação e integração, o senso de cooperação em equipe. O esporte vai mostrar a disciplina que é preciso ter e que também é necessária no espaço da universidade”, destaca a coordenadora de Eventos da Udesc, Isadora da Silveira.

Muito além de competir para vencer uma disputa, as iniciativas buscam estimular a participação para o crescimento pessoal e profissional, o movimento, a integração e a sociabilidade entre os públicos da universidade.

Jogos e integração

A história da universidade é marcada por importantes iniciativas no esporte, entre elas os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc), que já somam 21 edições com participação de estudantes dos 13 centros de ensino. O encontro mais recente, em junho de 2025, reuniu mais de 1.100 atletas em 17 modalidades esportivas, individuais e coletivas.

As disputas entre os alunos da Udesc também ajudam a reunir atletas para representar a universidade em competições em outros níveis, como nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) e nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Em 2025, um desses talentos ganhou o mundo e levou o nome da universidade para a Alemanha. Pela primeira vez, um estudante da Udesc passou por todas as etapas - Jiudesc e seletivas estadual e nacional - e foi para os Jogos Mundiais Universitários 2025 (FISU World University Games 2025), na Alemanha.

Marco Possamai, estudante de Engenharia de Software no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama, conquistou a oportunidade de participar da competição no tênis de mesa.

“Esse foi o meu primeiro evento internacional, foi uma experiência incrível, me trouxe mais incentivo para continuar no esporte e conseguir conciliar com a faculdade. Tenho que agradecer muito à Udesc por ajudar para que mais pessoas pudessem me acompanhar lá, o que deu muita energia na hora dos jogos”, relembra Marco.

A doutoranda em Administração no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Mariana Ribeiro Pires, também esteve na Alemanha e representou o Brasil no evento. Ela foi convocada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e apresentou um trabalho científico na FISU World Conference, realizada durante a competição, com o tema “Competing for change: Exploring sustainability and (mental) health through sports”.

O FISU é uma das maiores competições esportivas universitárias do mundo, com aproximadamente 8.500 atletas de até 150 países.

“Nós entendemos que o esporte universitário, para os alunos, favorece o senso de pertencimento e o vínculo com a instituição. O que, nesse caso, tende a diminuir a evasão universitária”, explica o profissional de Educação Física da Ceven, Rafael Alves de Aguiar.

A proposta da universidade é incentivar a participação e a atividade esportiva para que os estudantes tenham um desenvolvimento social por meio do esporte, que se torne uma prática cotidiana na vida dos universitários.

Outra contribuição importante é a visibilidade que a Udesc recebe como instituição que valoriza o esporte, o que a torna mais conhecida na sociedade e aumenta a motivação dos estudantes para o ingresso.

Compromisso com o esporte ao longo da história

Outro exemplo importante de esporte e sociabilidade são os Jogos de Integração dos Servidores da Udesc (Jisudesc), realizados há mais de 20 anos. A edição de 2024 bateu recorde de inscritos, com 408 servidores de todos os centros da universidade competindo em 20 modalidades esportivas.

O Jisudesc ocorre anualmente e tem como finalidade estimular a interação entre os servidores e incentivar a prática de atividade esportiva amadora como meio para a promoção da saúde, integração social e qualidade de vida. Além das competições, a iniciativa proporciona uma série de atividades para os participantes, como apresentações artísticas e culturais, gincana, entre outras.

Novidades e futuro do esporte universitário

Em agosto de 2025, foi aprovada a Política de Esporte Universitário da Udesc, que regulamenta as atividades relacionadas à prática esportiva dentro e fora da instituição. A medida prevê ações e investimentos, como a implementação da Bolsa Atleta, que deve disponibilizar 20 subsídios mensais para estudantes.

“A aprovação da Política demonstra que gestores, dirigentes e representantes reconhecem o importante valor do esporte e buscam proporcionar apoio para que os acadêmicos/atletas possam se dedicar, além dos estudos, aos treinamentos", afirma o professor aposentado Paulo Henrique Xavier de Souza, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

Apoiador do esporte da Udesc, Paulão, como é conhecido entre colegas e alunos, também destaca as contribuições do esporte na formação dos acadêmicos, desenvolvendo princípios e valores como determinação, companheirismo, disciplina, perseverança, responsabilidade e espírito de equipe.

Outra novidade da Udesc no esporte universitário é o Jiudesc Praia, previsto para o primeiro semestre de 2026, com modalidades já presentes nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia, evento em que a Udesc tem se destacado. A proposta é aprimorar os atletas da instituição em esportes de areia e ampliar a participação nas disputas que fazem parte do calendário de competições esportivas entre universidades.

Também está em andamento a implantação do Health Campus, selo internacional que reconhece universidades comprometidas com saúde e qualidade de vida. A expectativa é que a Udesc receba o primeiro selo dentro de dois anos, em cerimônia oficial durante o Campeonato Mundial Universitário.

Ao completar 60 anos, a Udesc reafirma seu compromisso em oferecer o esporte como oportunidade de saúde, inclusão e cidadania para sua comunidade interna e para a sociedade. Na próxima matéria especial sobre o esporte universitário, serão abordadas algumas atividades esportivas voltadas à população catarinense. Acompanhe nossas notícias para conferir.

Série “Udesc 60 anos”

Este texto integra uma série especial de conteúdos jornalísticos produzidos pela equipe de comunicação da Udesc em comemoração aos 60 anos da universidade, celebrados em 20 de maio de 2025. Nestas matérias, é possível relembrar a trajetória da instituição e conhecer exemplos de ações e projetos desenvolvidos pela universidade em Santa Catarina.

Confira os textos da série e outras informações sobre os 60 anos da Udesc em: udesc.br/60anos


Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Tabita Strassburger
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Luís Filipe Schneider
  • Foto: Luís Filipe Schneider
  • Foto: Luís Filipe Schneider
  • Foto: Luís Filipe Schneider
  • Foto: Luís Filipe Schneider
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h