Centros de ensino da Udesc avançam em iniciativas de
inovação. Imagem: Divulgação
Ao completar seis décadas de trajetória, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) reforça seu compromisso com a inovação como uma das estratégias fundamentais para o desenvolvimento regional e nacional. Mais do que formar profissionais qualificados, a instituição investe em pesquisa, empreendedorismo e difusão de tecnologias que colaboram diretamente para a transformação social.
“Nós observamos iniciativas inovadoras em todas as áreas do conhecimento aqui na Udesc. Com diferentes níveis de maturidade, cada um dos centros de ensino está avançando nos processos de inovação”, afirma a coordenadora de Projetos e Inovação, Elaine Zeni Vieira.
Atualmente, a instituição conta com mais de 200 grupos de pesquisa cadastrados, que mobilizam professores, técnicos e estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado. As iniciativas abrangem diversos campos de estudo, como biotecnologia, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, educação, engenharias, gestão de processos, saúde e tecnologia da informação.
Inovação social e empreendedorismo com base acadêmica
Na Udesc, a pesquisa e o empreendedorismo atuam de forma conjunta, impulsionando ideias que nascem em sala de aula e nos laboratórios até se transformarem em negócios de impacto para a sociedade.
Diversas iniciativas estimulam os estudantes a desenvolverem projetos inovadores, validá-los e colocá-los no mercado, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema catarinense de startups. Um exemplo é o
Laboratório de Cultivo e Biotecnologia de Algas (LCBA), que atua desde 2014 na Udesc Laguna. A iniciativa deu origem a quatro startups que se uniram e formaram uma empresa.
“A universidade só tem a ganhar com o avanço dessas soluções. Os estudantes estão aprendendo e se preparando para o mercado para algo que tem grande potencial de transformação e, mais do que isso, eles estão tendo a oportunidade de empreender”, afirma o coordenador do Laboratório, Fábio de Farias Neves.
O LCBA desenvolve uma série de projetos a partir de parcerias entre docentes, laboratórios e grupos de pesquisa de diferentes centros de ensino da Udesc, como Laguna, Joinville, Lages e Oeste, e, inclusive, através de cooperação com pesquisadores de outros países. Além disso, conta com o apoio e financiamento de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Segundo o professor Fábio, além do retorno para a própria universidade, com ampliação de oportunidades profissionais, visibilidade e captação de recursos, as pesquisas desenvolvidas pela Udesc contribuem para posicionar Santa Catarina neste setor. “O mundo inteiro está desenvolvendo tecnologia de algas, existe uma diversidade de aplicações e, se o Estado não avançar nisso, ele perde em competitividade”, explica.
Atualmente, estão em desenvolvimento pesquisas voltadas à utilização de microalgas para retirar microplástico da água, transformação da biomassa de algas em materiais plásticos, uso como aditivo alimentar para humanos e animais, aplicação em produtos cosméticos e em medicamentos para inibir a atividade bacteriana, utilização como cimento odontológico e implementação de fotobiorreatores na geração de energia sustentável. Mais informações sobre as iniciativas estão disponíveis no
perfil do Laboratório no Instagram.
Outro destaque para impulsionar a inovação e o empreendedorismo na Udesc é o
Esag Ventures, que atua em duas frentes: uma aceleradora de ideias de negócios de estudantes de graduação, voltada a empreendimentos em estágio inicial, e uma incubadora de startups, que oferece infraestrutura e orientação para negócios criados pelos estudantes e prontos para o mercado. O programa é ligado à Udesc Esag, em Florianópolis, e já conta com 12 startups graduadas, conforme consta no
perfil do Programa no Instagram.
Já na Udesc Joinville, o
Start Udesc prepara estudantes universitários para desenvolverem novos negócios de base tecnológica, a partir de projetos que apresentem potencial para se tornarem produtos ou serviços inovadores e de alta escalabilidade. O projeto oferece acompanhamento desde a identificação de problemas e construção de modelos de negócio até a validação das soluções e a entrada no mercado ou, ainda, em uma incubadora externa.
Desde sua criação em 2022, o Start Udesc já capacitou mais de 60 alunos em 20 equipes compostas por alunos de graduação e pós-graduação da universidade e de outras instituições de ensino superior de Santa Catarina. Além disso, o programa contribuiu na criação do Hub de Inovação da Udesc Joinville, do qual faz parte, um espaço para o fomento ao empreendedorismo e à inovação.
Propriedade intelectual e apoio estratégico à inovação
Na Udesc Planalto Norte, o Programa de Inovação busca estimular pesquisadores e empreendedores, da universidade ou do público externo, na transformação de ideias em ativos intelectuais, produtos e soluções práticas que possam ser monetizadas. A iniciativa visa, ainda, reforçar a importância da propriedade intelectual como forma de proteger, valorizar e comercializar resultados de pesquisa, ampliando as chances de sucesso e sustentabilidade dos negócios.
Para o coordenador Ernesto Garbe, o programa traz resultados positivos para a Udesc, a economia do Estado e das empresas catarinenses, a região e o país como um todo. “Conseguimos reunir a inteligência de professores, estudantes, servidores, diretores, gestores e junto com as empresas, com as pessoas da nossa sociedade, podemos transformar isso em reais ativos que podem ser altamente monetizáveis”, ressalta.
A partir do fluxo de inovação, que vai da concepção da ideia ao registro e à comercialização da patente, equipes da Udesc têm conseguido estruturar projetos, desenvolver produtos e avançar em direção ao mercado. “A grande inovação dentro da universidade é conectarmos esses empreendedores, essa proteção intelectual, esses ativos intelectuais, validar e até chegar numa venda dessas ideias”, explica o professor Ernesto.
Para participar do programa, basta
acessar e preencher o formulário com as principais informações sobre a ideia. Depois, a equipe vai trabalhar a proposta com a pessoa responsável para pensar formas de evoluir na sugestão.
Outra iniciativa que contribui para tornar os processos de inovação mais ágeis e acessíveis é o
Cipi Acelera, criado pela
Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi). O projeto oferece consultorias semanais online a estudantes, professores e técnicos, orientando sobre temas como propriedade intelectual, elaboração de planos de trabalho, definição de instrumentos jurídicos e registro de processos no Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPe).
“Essas ações integradas fortalecem o ambiente institucional de inovação da Udesc, desburocratizando procedimentos e dando suporte para que ideias acadêmicas se transformem em ativos de valor para a sociedade”, comenta a coordenadora da Cipi, Elaine Zeni Vieira.
Prêmio Udesc de Inovação
Em 2025, a universidade lançou o
1º Prêmio Udesc de Inovação, que reconheceu projetos em oito categorias, envolvendo desde alunos de graduação até setores e centros de ensino. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão específica, que considerou critérios como relevância, originalidade e impacto das inovações.
Além disso, está em
elaboração uma política de empreendedorismo, que busca ampliar os mecanismos de apoio a projetos empreendedores da Udesc, fortalecendo ainda mais o ecossistema de inovação da universidade e entregando resultados que ultrapassam o espaço acadêmico.
Na próxima matéria da série sobre os 60 anos da Udesc, serão apresentados exemplos de tecnologias e produtos desenvolvidos pela instituição, alguns já disponíveis para a sociedade. Acompanhe as nossas publicações para conferir.
Série “Udesc 60 anos”
Este texto integra uma série especial de conteúdos jornalísticos produzidos pela equipe de comunicação da Udesc em comemoração aos 60 anos da universidade, celebrados em 20 de maio de 2025. Nestas matérias, é possível relembrar a trajetória da instituição e conhecer exemplos de ações e projetos desenvolvidos pela universidade em Santa Catarina.
Confira os textos da série e outras informações sobre os 60 anos da Udesc em:
udesc.br/60anos
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Tabita Strassburger
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006