Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/08/2019-17h20

Udesc amplia velocidade da internet para atender demanda da comunidade acadêmica

Alguns campi da universidade passaram a contar com link ampliado em mais de 100% - Foto: Jonas Pôrto
A Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ampliou a velocidade dos links de internet em suas unidades, buscando atender a crescente demanda da comunidade acadêmica e proporcionar uma melhor experiência de acesso para servidores, estudantes e demais usuários. Veja o gráfico de evolução da velocidade dos links na universidade nos últimos dez anos.

De acordo com o secretário da pasta, Marcos Linhares, em 2019 houve aumento significativo na velocidade em praticamente todos os centros de ensino distribuídos pelo Estado. "Em alguns campi, como em Ibirama, Balneário Camboriú, Chapecó e Pinhalzinho, por exemplo, a ampliação de 2018 para este ano foi superior a 100%."

Em Florianópolis, a velocidade de acesso na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, passou neste ano de 1 Gbps para 10 Gbps, após a instalação de um equipamento comprado no final de 2018 para essa finalidade. 

As melhorias fazem parte do projeto Conexão Udesc, previsto no Plano de Gestão 2016-2020.   

Wi-fi em 60 países

Desde 2016, servidores e estudantes da universidade podem acessar a rede wi-fi da instituição em qualquer campi utilizando um único login e senha: o da identidade corporativa IdUdesc. Com os mesmos dados, a comunidade acadêmica também tem acesso a rede Eduroam, que disponibiliza internet sem fio em instituições de mais de 60 países. 

Outro recurso disponibilizado pela Setic para professores, técnicos e estudantes da Udesc é o Office 365, oferecido à comunidade acadêmica graças a uma parceria entre a universidade e a Microsoft que completará dois anos em setembro.

A plataforma inclui e-mail institucional, pacote Office completo e vários aplicativos, podendo ser usada online ou baixada em computadores, smartphones e tablets.

Aplicativos gratuitos

A lista de aplicativos disponíveis inclui o Power BI (visualização de dados), o Forms (criação de formulários e enquetes), o To-Do (organizador virtual de tarefas), o Sway (criação de apresentações interativas), o One Note (bloco de anotações digital) e o Skype for Business (videoconferência e mensagens instantâneas), entre outros. 

Outros benefícios gerados pela parceria são a disponibilização de 5 Terabytes (5 mil gigabytes) de espaço em nuvem para armazenar documentos, que podem ser acessados em qualquer lugar, e a oferta gratuita, para estudantes, do sistema operacional Windows 10 Educacional para instalação em computadores de uso pessoal.

Sobre a secretaria

A Setic tem, como finalidade, prover o planejamento, políticas, padrões e soluções de TI, aprimorando os processos de gestão na universidade. O órgão é responsável por diversos serviços corporativos oferecidos gratuitamente para estudantes, servidores e comunidade em geral.

Mais informações podem ser obtidas na página da secretaria, no qual é possível acessar as listas de serviços organizadas por público (comunidade, alunos, professores e técnicos) e classificadas de acordo com os seis setores ao qual estão relacionados: 

Siga a universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é aluno, acesse office.udesc.br para ter e-mail, pacote Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Alguns campi tiveram link ampliado em mais de 100% neste ano
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h