Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2021-13h20

Udesc Cefid mostra trabalhos no Seminário de Direitos Humanos em Educação Física

Evento online começará nesta segunda - Foto: Freepik
Pesquisadoras do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentarão três trabalhos científicos no 1º Seminário de Direitos Humanos em Educação Física: desafios e perspectivas, que é realizado de forma online a partir desta segunda-feira, 8. Acesse o site do evento.   

Organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH), da Escola de Educação Física e Esporte (Eefe), da Universidade de São Paulo (USP), o seminário terá sequência nos dias 10, 15 e 17.

Os três trabalhos serão apresentados de forma oral por membros do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), orientandas da professora Alcyane Marinho.

Bioética

O estudo "Direitos humanos e o acesso à educação em bioética para a graduação e pós-graduação em Educação Física" é de autoria de Luciana Teixeira Waltrick e Alcyane Marinho.  

O trabalho consiste em um ensaio teórico que teve como objetivo: demonstrar a importância do ensino em Bioética para os profissionais da área da Educação Física; defender o ensino da Bioética nos cursos de graduação e de pós-graduação em educação física; e apresentar a Bioética de enfoque latino-americano como proposta para analisar os direitos humanos no Brasil no contexto da Educação Física.  

Direito ao lazer

O trabalho "Direito ao lazer em tempos de pandemia", de autoria de Lais Mendes Tavares, Wihanna Cardozo de Castro Franzoni e Alcyane Marinho, investigou, por meio de uma pesquisa qualitativa, as manifestações de lazer dos idosos durante a pandemia de Covid-19.  

E o estudo "Direito social ao lazer em tempo de restrições: refletindo sobre desafios e possibilidades" é de autoria de Samara Escobar Martins, Maria Eduarda Tomaz Luiz e Lais Mendes Tavares.  

O trabalho relatou e refletiu sobre uma ação pedagógica pontual, um minicurso realizado em 2020, que teve como objetivo pensar os desafios e possibilidades para a vivência do lazer durante o período de isolamento social.  

O minicurso foi ministrado no Semana de Ensino Pesquisa Extensão e Inovação (Sepex), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Mais informações 

Após a conclusão do seminário, os trabalhos poderão ser acessados nos anais do evento. Mais informações podem ser encontradas no site do evento

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento aborda direitos humanos em educação física
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h