Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/03/2021-14h19

Udesc Cefid promove webinar sobre avaliação funcional pós-Covid-19 na próxima terça

Escala em estudo avalia número e intensidade dos sintomas - Arte: Divulgação
Na próxima terça-feira, 9, às 17h, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza o webinar sobre a Escala de Status Funcional Pós-Covid-19 (PCFS Scale, do termo em inglês Post-Covid-19 Functional Status Scale) para adultos.

Gratuito, o evento será realizado pela plataforma Microsoft Teams, com inscrições pela internet. Acesse o formulário de inscrição.

O webinar terá como palestrante o fisioterapeuta e doutorando Felipe Vilaça Cavallari Machado, que é o primeiro autor do artigo recém-publicado sobre o tema "Construção da validação da Escala de Status Funcional Pós-Covid-19 em indivíduos adultos com Covid-19". 

A mediação será feita pelo professor Darlan Laurício Matte.  

O evento é voltado a docentes, técnicos, estudantes e demais interessados pelo tema, especialmente profissionais que atuam na reabilitação de pacientes pós-Covid-19 e pessoas que tiveram a doença e querem avaliar seu estado funcional.

A iniciativa é do programa de extensão Prepara - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte, com apoio de parceiros, dentre eles o Departamento de Fisioterapia e os programas de pós-graduação em Fisioterapia e em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid.

A organização do webinar recomenda a leitura prévia do artigo. Será fornecido certificado mediante solicitação após a realização do evento.  

Reabilitação

No webinar, Machado apresentará a PCFS e falará sobre o processo de validação da escala, suas características e utilização. O palestrante fará a apresentação a partir da Holanda, onde realiza seu doutorado na Universidade de Maastricht.

Conforme os pesquisadores observam no artigo, "um número crescente de indivíduos está se recuperando de Covid-19, aumentando a necessidade de ferramentas para avaliar adequadamente o curso da doença e seu impacto no estado funcional". A escala avaliada no artigo pelos pesquisadores utiliza um conjunto de indicadores para mensurar o número e a intensidade dos sintomas.

Machado tem graduação em Fisioterapia e especialização em Fisiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado em Ciências da Reabilitação pela UEL e pela  Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Eventos gravados

Esse será o sexto webinar promovido pelo Prepara desde o início da pandemia. O anteriores abordaram a fisioterapia digital; a reabilitação fisioterapêutica pós-Covid-19; os desafios da Fisioterapia após pandemia; a liderança como competência no campo da Fisioterapia; e os distúrbios respiratórios do sono.

A íntegra dos webinares anteriores podem ser acessadas no Prepara TV, canal do programa de extensão no YouTube.  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail prepara.cefid@udesc.br.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Escala em estudo avalia número e intensidade dos sintomas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h