Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/05/2020-15h45

Udesc presta assistência a distância para pessoas com doenças respiratórias crônicas

Programa de atividades físicas e educativas adaptou-se à pandemia do novo coronavírus - Imagem: Freepik
Uma ação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, tem prestado assistência a distância para pacientes com doenças respiratórias crônicas durante a pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa mobiliza professores e estudantes do Programa de Reabilitação Pulmonar, ação extensionista para pacientes com doenças respiratórias crônicas que, fora da período de distanciamento social, normalmente ocorre de forma presencial, no Bairro Coqueiros.

O programa é vinculado ao Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (NuReab)

Objetivos

Voltado a pacientes com doenças respiratórias crônicas e seus familiares, a iniciativa tem três objetivos principais: oferecer um programa de reabilitação pulmonar gratuito, visando a melhora do estado de saúde global; disponibilizar um programa de educação, viabilizando o conhecimento e a independência no automanejo da doença; e integrar ensino e pesquisa à extensão, por meio de reuniões científicas e de estágio para acadêmicos e profissionais de saúde.

Os pacientes com doenças respiratórias crônicas atendidos incluem portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e de doença pulmonar intersticial (DPI), usuários ou não de oxigenoterapia domiciliar, residentes na Grande Florianópolis.

Atendimentos

Fora do período de pandemia, os atendimentos do programa ocorrem na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid três vezes por semana.

Inicialmente, todos os pacientes realizam um protocolo de avaliações que incluem capacidade funcional, nível de atividade física, função pulmonar, qualidade de vida e limitação da dispneia durante atividades cotidianas, além de variáveis psicocomportamentais, como ansiedade e depressão, motivação e autoeficácia. Ao final do programa, os participantes são reavaliados.

O atendimento presencial inclui 24 sessões de treinamento, com exercícios (aeróbicos, de fortalecimento e de resistência muscular) e alongamentos; e de educação, para pacientes e familiares, com miniaulas expositivas e dialogadas. Já as reuniões científicas debatem temas e demandas que surgem a partir da prática clínica.

Ajuste à pandemia

Com as restrições de distanciamento social impostas pela pandemia, os pacientes da reabilitação pulmonar passaram a ser acompanhados a distância, pelo telefone.

A abordagem busca apurar a condição de saúde dos participantes e passar instruções sobre prevenção e assistência de saúde, além de esclarecer dúvidas relacionadas à situação atual.

"Os pacientes recebem orientações sobre o isolamento social e a importância da permanência em domicílio, além de orientações para facilitar a rotina sobre a compra de medicamentos e alimentos, atividades bastante comuns de serem realizadas por essa população", relata a cordenadora do programa, Anamaria Fleig Mayer.

Cartilha

Para melhor orientar os pacientes, a equipe elaborou uma cartilha com orientações ilustradas e descritivas de exercícios físicos que podem ser realizados em domicílio, além de informações sobre o novo coronavírus, considerando que pacientes com doença respiratória crônica estão entre os grupos com maior risco de desenvolverem a síndrome respiratória aguda grave e de mortalidade devido à Covid-19.

O material foi distribuído em formato digital aos participantes. O Nureab também divulga conteúdos relacionados à pandemia por meio do Instagram.

Segundo Anamaria, os pacientes que relatam dificuldades ou problemas na execução dos exercícios são acompanhados e orientados e, quinzenalmente, todos os pacientes são monitorados quanto à mudança nos sintomas, à adesão aos exercícios e à necessidade de ajustes na intervenção.

Equipe de execução
 
Além da professora Anamaria Fleig Mayer, a equipe do programa inclui professoras colaboradoras do Departamento de Fisioterapia, estudantes de Bacharelado em Fisioterapia, dos programas de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (mestrado e doutorado) e de Fisioterapia (mestrado) da Udesc Cefid, além de acadêmicos voluntários de Fisioterapia de instituições da Grande Florianópolis.

O programa tem parceria com o Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, o Ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário (HU), a Policlínica Municipal de São José e os hospitais Governador Celso Ramos e Nereu Ramos.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails anamaria.mayer@udesc.br e nureab.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 9809-0733.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h