Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/06/2019-18h21

Udesc define nove diretrizes para orientar futuro da graduação na universidade

 
Documento foi concluído em encontro de gestores da universidade nesta terça - Foto: Gustavo Vaz/Secom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) definiu nove diretrizes (veja a lista abaixo) para orientar o ensino da graduação na instituição.

Construídas coletivamente, com participação da comunidade acadêmica e contribuição de consultores especialistas, as diretrizes foram apresentadas no terceiro e conclusivo encontro de gestores da instituição sobre o assunto, realizado nesta terça-feira, 25, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

Após finalizado, o documento será publicado na página da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e encaminhado para compor o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da universidade, que é revisado por comissão específica.

Conheça as nove diretrizes da graduação da Udesc:

  • Incentivo a inovações curriculares
  • Formação pedagógica aos professores da Udesc
  • Institucionalizar a EAD na Udesc 
  • Elevação do número de matrícula e do índice de permanência
  • Estabelecimento de critérios de qualidade orientados para a excelência dos cursos de graduação
  • Fomento  e incentivo à graduação
  • Adoção de créditos curriculares em extensão
  • Incentivo à internacionalização
  • Relação da graduação com a pesquisa e a pós-graduação

A elaboração das diretrizes de graduação faz parte do projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Construção coletiva

Com participação de gestores da Administração Central e de todas as 12 unidades, o evento desta terça-feira foi aberto pelo reitor, Marcus Tomasi, e pela pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, que apresentou um breve histórico do processo de discussão coletiva das diretrizes de graduação da Udesc.

Os diretores de Ensino de Graduação, porta-vozes dos centros no processo, pronunciaram-se no encontro sobre a oportunidade de se refletir e construir as diretrizes para o ensino da graduação da universidade.

Segundo a pró-reitora Soraia, os pronunciamentos destacaram o esforço dos centros no processo, realizando diversas reuniões para discutir o tema nas comissões de ensino, junto às chefias de departamento, com os núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos e com servidores e alunos. "Alguns centros conseguiram envolver até os egressos nas discussões", destaca a professora.

"As sugestões apresentadas foram debatidas coletivamente e o documento foi finalizado de forma consensual, refletindo um grande amadurecimento com relação a importância de se pensar os caminhos da graduação da Udesc. As ações incorporadas em cada uma das nove diretrizes retratam o que é factível de ser executado no âmbito da graduação", afirma Soraia.

Contribuições

Liderado pela Proen, o trabalho em torno do tema mobilizou diretores (gerais, de Ensino de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação) e chefes de departamento dos centros e servidores da Administração Central, desde o início do ano.

Nos diferentes campi da Udesc, os debates foram organizados pelas direções das unidades e buscaram mobilizar também professores dos NDEs, servidores, estudantes e egressos.

Ao longo do trabalho, as contribuições dos centros foram levadas pelos diretores de Ensino de Graduação às reuniões colegiadas que ocorrem mensalmente junto à Proen.

Encontros de gestores

Além do evento desta terça, as atividades incluíram dois outros encontros de gestores em Florianópolis, promovidos em parceria entre a Proen e as pró-reitorias de Administração (Proad), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).

A primeira reunião de trabalho com o grande grupo, em abril, teve dinâmicas de grupo para ampliar o debate sobre o tema e apresentações das contribuições de cada diretriz ao final.

O segundo encontro, em maio, trouxe contribuições de três consultores externos, que atuam como pró-reitores de Graduação em outras instituições de ensino superior públicas: Andrea Araújo (Uema), Alexandre Marino (Ufsc) e Elenita Manchope (Unioeste).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Documento foi concluído em encontro de gestores nesta terça
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h