Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2023-16h58

Udesc Meio-Oeste apoia ações do projeto Lixo Orgânico Zero em escolas de Caçador

 

EEB Domingos da Costa foi primeira em Caçador a conhecer método de mini compostagem - Fotos: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ajudará a implantar em escolas da rede de ensino de Caçador, por meio do Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo), o Método Lages de Compostagem (MLC), usado para a destinação de resíduos orgânicos.

Nesta terça-feira, 7, o professor Germano Güttler, criador do método e diretor de Extensão da Udesc Meio-Oeste, apresentou o método, que é a base do programa de extensão Lixo Orgânico Zero, para alunos e professores da Escola de Educação Básica Professor Domingos da Costa Franco, no Bairro Bom Sucesso.

Güttler esteve na escola acompanhado do diretor-geral da unidade em implementação, Mayco Morais Nunes, do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilson Modro, da gerente regional de Educação de Caçador, Izamara Novicki Pinheiro, e da integradora regional de Educação, Paula Gracielle de Mello. Os gestores estão realizando visitas às escolas para apresentar a universidade estadual e o centro de ensino que será instalado no município.

Referência nacional

O método, que ensina a fazer a mini compostagem de resíduos orgânicos, foi desenvolvido por Güttler enquanto docente do Departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, e hoje tornou-se referência nacional.

O MLC começou a ser difundido em 2013, por meio do projeto Lixo Orgânico Zero em escolas, residências e instituições de Lages. Em 2018, ganhou a parceria da prefeitura. Atualmente, tem a adesão de mais de 80 instituições de Lages, incluindo o Presídio Regional.

A partir de 2019, ganhou destaque além do município, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em eventos, premiações e publicações nacionais e internacionais.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • EEB Domingos da Costa foi primeira em Caçador a conhecer método de mini compostagem
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h