Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2018-15h27

Engenharia Química da Udesc é avaliada como excelente pelo Conselho de Educação de SC

Instituição abriu curso de graduação em Pinhalzinho em 2015, por meio da Udesc Oeste - Foto: Jonas Pôrto
O curso de Engenharia Química do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Pinhalzinho, foi avaliado como excelente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SC), obtendo o conceito 4,94 (em uma escala de 1 a 5).

O processo de reconhecimento do curso foi feito a partir da visita da comissão avaliadora externa à unidade na terça, 7, e na quarta-feira, 8. A comissão foi composta pelos professores Adriano Bernardin, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e Vladilen dos Santos Villar, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

A graduação foi bem avaliada nas três dimensões que compõem a avaliação: organização didático-pedagógica (4,93), corpo docente (5) e infraestrutura (4,90).

Para a avaliação do corpo docente, em que foi obtido o conceito máximo, são considerados a atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e tópicos como atuação, experiência e regime de trabalho do coordenador do curso, além da titulação dos professores.

Novas instalações

Implantado em 2015, o curso de Engenharia Química desenvolve suas atividades atualmente no prédio inaugurado pela Udesc Oeste em dezembro do ano passado. Com 2,4 mil metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos, a obra custou R$ 4,9 milhões e também abriga a graduação em Engenharia de Alimentos e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Para a chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos e de Engenharia Química, Darlene Cavalheiro, o conceito reflete a boa estrutura do curso, que está hoje na sétima fase e formará sua primeira turma em 2020. O curso conta atualmente com 102 estudantes, 18 professores efetivos e 13 substitutos.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado, ela cita as instalações físicas, a qualidade e a preparação do corpo técnico, a titulação do corpo docente, o incentivo à produção científica dos professores e os investimentos em obras bibliográficas e na oferta de bolsas para os estudantes.

Segundo Darlene, o conceito também é resultado do envolvimento da comunidade acadêmica e de gestores do centro de ensino e da universidade no processo avaliativo, incluindo a Direção de Ensino, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai) e a Comissão Setorial de Avaliação (CSA).

"Estamos muito felizes e satisfeitos pelo reconhecimento do nosso trabalho, esperamos que esse resultado reflita na demanda pelo curso", afirma a chefe do departamento, que pretende trabalhar os pontos de melhorias apontados pelos avaliadores e buscar ações e recursos necessários para manter o conceito de excelência.

Sobre o curso

Com duração de cinco anos, o curso de Engenharia Química oferece 35 vagas anuais, com ingresso pelo Vestibular de Inverno da Udesc e pela edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. As aulas presenciais ocorrem nos períodos vespertino e noturno.

O engenheiro químico elabora, executa e controla projetos de instalação e expansão de indústrias químicas, além de organizar, dirigir e fiscalizar a produção de materiais para a fabricação de produtos químicos.

Os profissionais dessa área são considerados os mais versáteis de todos os engenheiros, pela natureza da sua formação, que combina princípios de Matemática, Química, Física e Biologia com técnicas da Engenharia.

Mais informações podem ser obtidas na página do curso

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso é oferecido em Pinhalzinho pela Udesc Oeste
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h