Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/10/2016-19h54

Programa de extensão da Udesc capacita agentes comunitários de saúde em Palhoça

Atividade ocorreu na última quarta - Foto: Divulgação
O programa de extensão Reabilitação Pós-Câncer Ginecológico, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou a capacitação de agentes comunitários de saúde dos bairros Centro e Caminho Novo na Unidade Básica de Saúde Central de Palhoça na quarta-feira, 19. Os participantes assistiram à palestra "Qualidade de vida pós-tratamento do câncer de mama e ginecológico: o papel da fisioterapia".

A proposta foi informar os profissionais sobre a estimativa dos cânceres de mama e de colo de útero, seus fatores de risco, tipos de tratamento, complicações mais frequentes e como a fisioterapia pode auxiliar nessas disfunções, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Além da palestra, a capacitação contou com a participação de uma psicóloga. Foram realizadas dinâmicas e apresentados relatos de experiências pessoais com pacientes e familiares diagnosticados com câncer de mama e câncer ginecológico.

As atividades tiveram o apoio e a presença da Secretária de Saúde de Palhoça. Mais uma capacitação está prevista para a próxima semana com o objetivo de atingir um número maior de agentes comunitários do município. Ao todo, estima-se que sejam capacitados mais de 60 agentes.

"Esse evento é uma oportunidade incrível de contribuir com a formação de profissionais da saúde através de pesquisas e atividades desenvolvidas na universidade", relatam a mestranda Julia Deitos e a acadêmica Francielle Nascimento, integrantes da equipe do programa de extensão.

Sobre o projeto

O programa Reabilitação Pós-Câncer Ginecológico desenvolve atividades em três projetos vinculados: Outubro Rosa; Apoio ao Registro Hospitalar de Câncer; e atendimentos ambulatoriais para reabilitação pós-câncer ginecológico. A equipe é coordenada pela professora Clarissa Medeiros da Luz, e as atividades são desenvolvidas na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8608 e pelo e-mail clarissa.medeiros@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividade ocorreu na última quarta
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h