Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/03/2023-17h32

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Udesc Lages completa 20 anos

Em duas décadas, programa formou 325 mestres e 100 doutores - Foto: Fabrício Camargo/ Ascom
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, comemora 20 anos, neste mês de março e o aniversário será marcado por uma aula magna, nesta sexta-feira, 10, às 16h.

O evento ocorrerá no Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos, às 16h, e terá transmissão ao vivo no canal da Udesc Lages no YouTube. Os ministrantes da aula magna serão os primeiros egressos do programa: Helder de Arruda Córdova, primeiro mestre formado pelo PPGCA, e Martielo Ivan Gerhcke, o primeiro a receber o título de doutor.

O PPGCA iniciou as atividades em março de 2003 e, durante esse período, titulou 325 mestres e 100 doutores. Atualmente, possui 35 alunos de mestrado e 40 de doutorado, todos com bolsas de fomento à pesquisa concedidas pela própria Udesc, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Os cursos possuem conceito 5 pela avaliação da Capes e contam com 16 professores permanentes, dois professores colaboradores e uma técnica universitária. "Esses 20 anos consagram o programa como o mais antigo nessa área, em Santa Catarina, e demonstram sua maturidade, tanto no corpo docente quanto na formação dos egressos, que ocupam cargos em instituições públicas e privadas no País e no exterior", comenta a coordenadora do PPGCA, Renata Assis Casagrande.

Estruturado em duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa, o programa tem como missão gerar produção científica que contribua para o desenvolvimento dos sistemas de produção animal, além de diagnóstico, controle e tratamento, com auxílio de terapias inovadoras, de enfermidades em animais domésticos e selvagens em ambientes subtropicais. "O programa formou uma base sólida de interação com o setor produtivo catarinense e com instituições públicas e privadas no Brasil e em outros países”, conclui a coordenadora. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h