Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2019-17h42

Torneio de dominó com inteligência artificial mobiliza alunos da Udesc Ibirama

Competição mobilizou alunos da oitava fase de Engenharia de Software - Fotos: Divulgação
Estudantes de Engenharia de Software do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram de uma atividade acadêmica diferenciada: um torneio de dominó entre "bots", que são aplicações de software com inteligência artificial.

Realizada no pátio do centro de ensino, em Ibirama, nesta quinta-feira, 13, durante o intervalo do período noturno, a competição mobilizou a turma da oitava fase e fez parte da disciplina de Engenharia de Software Orientada a Agentes, ministrada pelo professor Tiago Luiz Schmitz.

Cada aluno desenvolveu diferentes estratégias e nomeou um time para participar. Segundo Tiago, a tecnologia empregada seguiu o conceito de Agentes e Artefatos (A&A) e os agentes foram implementados na linguagem AgentSpeak, através da plataforma JaCaMo, que combina três tecnologias diferentes: Jason, Cartago e Moise.

O professor destaca que desenvolver uma inteligência artificial pode ser "oneroso", mas a ferramenta utilizada pelos acadêmicos permite criar, com facilidade, um conjunto de regras que conferem inteligência a um agente. 

Thiago explica que o jogo de dominó foi escolhido porque "possui poucas regras, é de conhecimento do grande público e permite a adoção de diversas estratégias por parte dos jogadores".

Proposta lúdica

"A proposta lúdica da atividade estimulou o engajamento dos alunos, que mostraram grande empenho na construção e no refinamento de  estratégias ao longo do semestre, convergindo para uma competição acirrada entre os diferentes agentes desenvolvidos", afirma Thiago.

Como um dos resultados da competição, os alunos estão escrevendo conjuntamente um artigo avaliando se as estratégias adotadas pelos agentes possuem diferença estatística significante e sobre as dificuldades encontradas no desenvolvimento.

O torneio foi vencido pelo estudante Euler Giachini, que somou a maior pontuação nas disputas. Também competiram Giovanni Jakubiak de Albuquerque, Vilson de Deus Correa Junior, Cristiano Arruda Flores, Letícia Resmini Durigon, Rafael Tenfen e Douglas Felipe
Bussmann Siedschlag.

Sobre o curso

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Udesc Ibirama visa formar profissionais aptos a produzir sistemas de alta qualidade, softwares seguros e de alto desempenho para as diversas áreas de negócio. 

A formação permite ao egresso desempenhar com plenitude suas atribuições profissionais com base em quatro pilares: competência técnica, multidisciplinaridade, postura ética e comportamento empreendedor.

Mais informações

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Competição mobilizou alunos da oitava fase de Engenharia de Software
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h