RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
PLANO DE ATIVIDADES/ORIENTAÇÕES GERAIS - RESIDÊNCIA UDESC – 2020
OBJETIVO GERAL
Contribuir na formação crítica dos/as licenciandos/as em Artes, Geografia, Química, Física, Matemática e Pedagogia da Udesc, por meio do Programa Residência Pedagógica e seu alcance previsto no repensar dos estágios, práticas curriculares e pedagógicas e na inserção nos contextos escolares, com ênfase no trabalho docente vinculado a Base Nacional Comum Curricular e no permanente diálogo com os profissionais da Educação Básica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir espaços de estudo teóricos e práticos sobre os elementos constitutivos da docência em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular.
Oportunizar a organização de planejamentos com materiais didáticos, sequência didáticas e planos de aula, com o uso/elaboração de diferentes materiais e recursos que possam contribuir para a qualificação das aulas do ensino na Educação Básica
Construir vínculos dos/as licenciandos/as com o cotidiano aproximando-os da realidade escolar e seus desafios;
Investir no registro reflexivo das ações desenvolvidas e nas publicações que possam colaborar com a docência em diferentes realidades escolares;
Promover debates e discussões sobre o currículo na educação básica, com destaque para a BNCC do ensino fundamental e médio.
Inserir os futuros docentes em situações reais de ensino, as quais incluem a elaboração de Planos de Ensino de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a elaboração de projetos de ensino temáticos e interdisciplinares, a escolha de metodologias e recursos didáticos e, a avaliação da aprendizagem;
Demonstrar atitude colaborativa e participativa diante das atividades propostas, contribuindo com o andamento do programa em todas as instâncias e etapas.
Promover o desenvolvimento de capacidade crítica sobre as metodologias de ensino, recursos didáticos e condições de trabalho na escola.
ARTICULAÇÃO COM A BNCC
Tendo como foco a Base Nacional Comum Curricular todos os subprojetos terão como ações centrais: a) estudo minucioso dos conceitos e das orientações metodológicas presentes na base. b) realização de ações docentes vinculadas as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades previstas na base. c) troca de experiência entre docentes da universidade e da educação básica a partir dos estudos teóricos e metodológicos da base. Neste sentido as atividades realizadas serão a BNCC em movimento na universidade enquanto espaço de reflexão e nas unidades educativas enquanto espaço de aplicação e discussão. Destaca-se também os momentos de socialização das dificuldades e o replanejamento permanente das atividades. A articulação será real, não é apenas um conhecer da base, mas o envolver-se em ações concretas realizadas a partir da Base tendo como foco a aprendizagem e o desenvolvimento de competência dos envolvidos/as.
RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA IES
A UDESC já mantém parcerias com escolas de educação básica dos municípios envolvidos. O Programa Residência Pedagógica visa qualificar e aprimorar ainda esta relação. Destaca-se a avaliação extremamente positiva da primeira edição do RP. Neste sentido pretendemos continuar na: a) realização de atividades integradas de planejamento e ações de formação docente com as escolas campos b) colaboração na construção e atualização do Projetos pedagógicos das escolas participantes c) implementação em parceria da BNCC nas escolas participantes.
PLANO DE ATIVIDADE - MODULOS
Cada módulo será composto por 138 horas que serão cumpridas a saber:
1º modulo: 03 de outubro de 2020 a 31 de março de 2021.
2º módulo: 01 de abril de 2021 a 30 de setembro de 2021
3º módulo: 01 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.
86 horas - estudo, ambientação e relatórios/portfólios
12 horas - Elaboração de plano de aula.
40 horas - Destinados a regência.
Os módulos de 138 horas que compõem o projeto de residência pedagógica deverão contemplar as seguintes atividades:
a) 86 horas de preparação da equipe, estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, familiarização com a atividade docente por meio da ambientação na escola e da observação semi-estruturada em sala de aula, elaboração de relatório do residente juntamente com o preceptor e o docente orientador, avaliação da experiência, entre outras atividades;
b) 12 horas de elaboração de planos de aula;
c) 40 horas de regência com acompanhamento do preceptor.
Importante ainda destacar que o Residente precisa neste percurso
Elaborar planos de aulas Realizar relatórios ou portfólios Participar de eventos de formação e avaliação Realizar as ações prevista no Plano de atividades de cada núcleo.
PROPOSTA EM MESES
Este tripé tem que nos acompanhar: Formação. Observação/reflexão e docência.
Na configuração dos meses teríamos:
1º e 2º mês: Formação
3º - 4º e 5º mês- Ambientação, elaboração de plano de aula - Observação/reflexão e docência partilhada,
6º mês - Elaboração de relatório.
DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS - CONSIDERANDO OS MESES
Formação/Reflexão - 20 horas
Ambientação - 20h
Avaliação do percurso - 20h
Estudo individual da BNCC - 06 horas,
Relatório 20h
Total: 86 horas.
Elaboração do plano de aula: 12 horas
Regência 40 horas
Total de horas: 138 horas.
Formulário Plano de Atividades
Edital RP - 2020 - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 09/07/2020.