Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/02/2020-14h22

Evento do Grupo de Fruticultura da Udesc Lages reúne mais de 300 participantes de nove países

Participantes fizeram visitas técnicas em pomares comerciais, no Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação
Mais de 300 pessoas, entre técnicos, pesquisadores, professores e produtores de nove países, participaram de um evento voltado para o setor produtivo da maçã, organizado pelo Grupo de Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, de 21 a 23 de janeiro.

O 4º Field Day on Rootstocks from CG Series, ou Dia de Campo em porta-enxertos da série CG, foi realizado em parceria com a empresa Agromillora Produção e Comércio de Mudas Vegetais e com grupo Giro Técnico, com o objetivo de discutir e difundir informações técnico-científicas sobre novos porta-enxertos da série CG, dos quais a Udesc possuiu licença de pesquisa em todo o País.

"Este evento é um exemplo de parceria entre universidade, empresas privadas e setor produtivo, permitindo resultados, de forma mais rápida e dinâmica, focados no desenvolvimento de tecnologias para solucionar problemas", comenta o professor do Departamento de Agronomia, Leo Rufato, coordenador do evento..

Interesse internacional

Entre os participantes, estavam 32 convidados da Turquia, Marrocos, Espanha, Itália, Chile, França, Uruguai e Estados Unidos. O evento teve dois dias de visitas de campo, em pomares comerciais de empresas privadas, no Rio Grande do Sul. As visitas técnicas possibilitaram a avaliação do comportamento e desempenho dos novos porta-enxertos.

O último dia do encontro foi de palestras no campus da Udesc Lages. O professor Leo Rufato apresentou dados das pesquisas feitas no Brasil pelo Grupo de Fruticultura, que despertaram o interesse dos pesquisadores estrangeiros, principalmente pela melhor brotação das cultivares copa quando enxertadas sobre determinados porta-enxertos em condições de clima Subtropical, pelo bom desenvolvimento em solos de replantio e pela maior eficiência produtiva em comparação com os tradicionais.

O encontro também teve palestrantes de outros dois países. O pesquisador do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (Irta) da Espanha, Jaume Lordan, apresentou resultados de estudos com porta-enxertos CG nas condições espanholas.

O representante da Agromillora, Ignasi Iglesias, também espanhol, falou sobre novas tecnologias e modelos de produção, onde o uso de porta-enxertos adequados é fundamental para atingir maior eficiência produtiva. A empresa possuiu o direito de multiplicação e comercialização dos porta-enxertos da série CG no Brasil.

O evento foi encerrado com a palestra de um dos pesquisadores responsáveis pela criação da série de porta-enxertos CG, o melhorista Gennaro Fazio, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos. Ele falou sobre o trabalho de pesquisa desenvolvido para a obtenção dessa série de porta-enxertos.

Pesquisas e produtividade

Na avaliação do Grupo de Fruticultura, a produção de maçãs passa por um momento de transição, onde é necessário produzir frutos de excelente padrão de qualidade, além de produtividades elevadas. "A grande participação do setor produtivo no evento demonstra a necessidade e o interesse na geração de novas tecnologias", fala Rufato.

Os resultados verificados a campo e os dados apresentados no evento indicam elevada capacidade produtiva e qualidade das frutas produzidas e menor alternância de produção no decorrer dos ciclos produtivos, a partir do uso dos novos porta-enxertos da série CG, em muitos casos, considerados superiores aos porta-enxertos usados tradicionalmente no Brasil, principalmente em condições de replantio de pomares, recorrente no País.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas com o Grupo de Fruticultura pelo e-mail fruticultura.cav@udesc.br e telefone (49) 3289-9179.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h