Evento teve homenagem a todos os ex-coordenadores
do programa - Foto: Fabrício Carmargo/ Ascom
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu um evento nesta sexta-feira, 10, para celebrar 20 anos de atividades, completados este mês.
O primeiro mestre formado pelo PPGCA, Helder de Arruda Córdova, e, também, o primeiro doutor, Martielo Ivan Gerhcke, ministraram uma aula magna. O evento ocorreu no Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos, com a presença da comunidade acadêmica e de convidados, com transmissão ao vivo no canal da Udesc Lages no YouTube.
A cerimônia foi marcada por homenagens a professores, ex-professores, ex-coordenadores e a técnicos universitários que auxiliam o programa. O PPGCA também lançou a nova marca oficial, escolhida por meio de um concurso, envolvendo alunos e egressos. A vencedora foi a arte criada pela mestranda Marcela Brüggemann.
"Ao longo desses 20 anos, o programa enfrentou dificuldades, assim como qualquer programa de pesquisa e pós-graduação do País. Mas, tudo isso nos consolidou", diz a coordenadora do PPGCA, Renata Casagrande. O programa conta, hoje, com um corpo docente consolidado e com egressos que atuam em instituições públicas e privadas do Brasil e exterior. "Eles consolidam toda a qualidade do nosso programa", completa Renata.
Assista ao vídeo completo do evento:
Mais de 400 mestres e doutores
O PPGCA iniciou as atividades em março de 2003 e, durante esse período, titulou 325 mestres e 100 doutores. Atualmente, possui 35 alunos de mestrado e 40 de doutorado, todos com bolsas de fomento à pesquisa concedidas pela própria Udesc, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Os cursos possuem conceito 5 pela avaliação da Capes e contam com 16 professores permanentes, dois professores colaboradores e uma técnica universitária. "Esses 20 anos consagram o programa como o mais antigo nessa área, em Santa Catarina, e demonstram sua maturidade, tanto no corpo docente quanto na formação dos egressos, que ocupam cargos em instituições públicas e privadas no País e no exterior", comenta a coordenadora do PPGCA.
Estruturado em duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa, o programa tem como missão gerar produção científica que contribua para o desenvolvimento dos sistemas de produção animal, além de diagnóstico, controle e tratamento, com auxílio de terapias inovadoras, de enfermidades em animais domésticos e selvagens em ambientes subtropicais.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.