De acordo com a Instrução Normativa 001/2015-GAB/PROAD, o registro de frequência dos Professores Efetivos e Substitutos da UDESC deve ser feito mediante preenchimento da Ficha Declaratória de Frequência e Controle Disciplinar, entregue na Coordenação Setorial de Recursos Humanos do centro de lotação até o 3º dia útil do mês subsequente, impreterivelmente.
O registro de frequência dos técnicos universitários é regulamentado pela IN PROAD 004/2021 e realizado através do Portal SIGRH. Acesse o Manual com o passo a passo do procedimento.
Homologação pela chefia imediata
É importante que as chefias também leiam a IN PROAD 04/2021 para estarem cientes de suas responsabilidades, do que pode e não pode ser homologado. Os esquecimentos de registro devem ser uma exceção, e não algo rotineiro. Se a chefia perceber que o servidor tem esquecido com frequência de registrar seu ponto, deve orientá-lo para que tenha mais atenção nos próximos meses.
No 1º dia útil de cada mês, o técnico deve fazer os ajustes necessários em seu registro de ponto do mês anterior e solicitar a homologação da chefia imediata.
Como o SIGRH não envia uma mensagem à chefia quando um servidor solicita homologação do seu ponto, é importante que todos que possuem algum técnico vinculado ao setor acessem o menu "Homologar Ponto", que fica na parte superior da página inicial do SIGRH. Selecionar o mês e o nome do servidor e clicar em "Consultar". A chefia poderá verificar as solicitações de ajustes diários feitos pelo servidor, os anexos que incluiu e poderá solicitar algum ajuste. Enquanto o ponto não é homologado, o técnico ainda consegue ajustar seu ponto. Após homologação, o ponto do respectivo mês fica travado.
No final da página, aparecerá a opção de "Confirmar" que a chefia deve clicar para homologar o ponto. Veja como funciona!
Caso verifique a necessidade de alguma alteração após o ponto ter sido homologado, o técnico deverá solicitar ao RH a "reversão da homologação" e, após o devido ajuste, enviar novamente para homologação de sua chefia imediata.
Ausências justificadas e esquecimento de registros
O servidor deve anexar ao registro de ponto:
O sistema não ajusta automaticamente os registros esquecidos ou as ausências justificadas. Nos casos de esquecimento, o técnico deverá inserir no campo da justificativa o horário do início ou fim do expediente para que o RH possa inserir a informação no momento da conferência e ajustes de ponto pelo SIGRH-Gestor, o que acontece somente após homologação pela chefia imediata.
Diferença entre banco de horas e horas excedentes
O banco de horas, para fins de compensação, serão as horas computadas somente a partir da 40ª hora semanal (previamente autorizadas pela chefia imediata), podendo ser usufruídas até o segundo mês subsequente da ocorrência.
Horas excedentes são as realizadas após a sexta hora diária ou a partir da 30º até 40º hora semanal e poderão ser compensadas no mesmo mês ao da ocorrência conforme autorizado pela chefia imediata, sendo o limite de até 12 (doze) horas mensais (dois dias).
O sistema de ponto do SIGRH não faz o somatório do banco de horas de um mês para outro, ou seja, do que foi trabalho a partir da 40ª hora semanal. Portanto, caso o servidor tenha sido autorizado a realizar banco de horas, ele deverá fazer o controle do saldo a ser compensado em até dois meses.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.