Graduada em Educação Especial pela UFSM. Mestra em Educação e Formação de Educadores pela UFSC. Doutora em Psicologia pela UFSC. Professora Associada no Departamento de Pedagogia do CEAD/UDESC.
>> E-mail: geisa.bock@udesc.br
Docente do PPGE desde: 2023
Categoria atual (2025): permanente, para mestrado e doutorado
Linha de pesquisa:
Temas de interesse:
Grupos de pesquisa:
Coordenação de projetos de pesquisa:
Disciplinas ministradas no PPGE (2021-2025)
Comissões no PPGE (2021-2025)
Atividades de gestão e representação (2021-2025)
Atividades de internacionalização (2021-2025)
Atividades de extensão (2021-2024)
Publicações (2021-2025)
Böck, Geisa Letícia Kempfer; BECHE, Rose Clér Estivalete ; Silva, Solange Cristina da . Os Sentidos Atribuídos à Deficiência por Profissionais da Educação Básica. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 49, p. 1-19, 2024.
SILVA, DIOGO FERNANDO DA ; BOCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER ; FRÖHLICH, RAQUEL . A Educação inclusiva sob ótica da pesquisa internacional e nacional: um diálogo teórico e empírico. Aprender (Vitória da Conquista), v. 18, p. 33-47, 2024.
DE MAMANN FERREIRA, SIMONE ; GESSER, MARIVETE ; Kempfer Böck, Geisa Letícia . Narrativas de estudantes da educação básica sobre o capacitismo e o anticapacitismo presentes nas práticas pedagógicas na escola. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 105, p. e5821, 2024.
FERREIRA, S. De M. ; GESSER, M. ; BOCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER ; LEANDRO, G. C. . A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, v. 36, p. 1-20, 2023. Citações:
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; Silva, Solange Cristina da . EXPRESSIONS OF THE ETHICS OF CARE IN RESEARCH PROCEDURES: AN EXPERIENCE REPORT. International Journal of Human Sciences Research, v. 2, p. 1-8, 2022.
BÖCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER; CUNHA, CHAIANE CAROL ALEGRI . As concepções de deficiência na educação básica brasileira. CADERNO ELETRÔNICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 9, p. 04-24, 2022.
BÖCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER; GESSER, MARIVETE ; NUERNBERG, ADRIANO HENRIQUE . Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem à Educação a Distância. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 46, p. 1-22, 2021.
Christino, L. M. ; BOCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER . Acessibilidade Comunicacional: código QR mediando o uso da Libras nos espaços de aprendizagem. In: Maria Lúcia Ribeiro Okimoto. (Org.). 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. 1ed.Florianópolis: Editora UDESC, 2024, v. 1, p. 544-552.
JESUS, J. P. de ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer ; Silva, Solange Cristina da . Crianças autistas na Educação Infantil: o que dizem os professores sobre os desafios pedagógicos?. In: Leociléa Aparecida Vieira; Roseneide Maria Batista Cirino. (Org.). Educação inclusiva: desafios e caminhos para a valorização da diferença. 1ed.Paranaguá: UNESPAR, 2024, v. 1, p. 45-56.
BARBOSA, D. C. ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer . Práticas pedagógicas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes ouvintes: proposta para eliminação de barreiras comunicativas. In: Leociléa Aparecida Vieira; Roseneide Maria Batista Cirino. (Org.). Políticas e práticas para a Educação Inclusiva: discussões sob uma perspectiva ampliada. 1ed.Paranaguá: UNESPAR, 2024, v. 1, p. 196-207.
MOTTA, D.C. ; Goedert, L. ; BÖCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER . A COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA TECNOLOGIA ASSISTIVA COM OS ESTUDANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA APAE DE ANITA GARIBALDI/SC. In: Leociléa Aparecida Vieira; Roseneide Maria Batista Cirino. (Org.). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: inovação e Inclusão na Educação. 1ed.Paranaguá: UNESPAR, 2024, v. 1, p. 21-32.
CUNHA, C. K. A. ; DAROSSI, C. ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer ; BIANCHINI, Z. A. B. . Pandemia e as Faíscas Causadas na Educação. In: Carmen Maria Cipriani Pandini; Cleia Demétrio Pereira; Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco. (Org.). A educação em uma era disruptiva : educação inclusiva e diversidade, formação de professores, práticas de design e modelos híbridos. 1ed.Florianópolis: Editora Udesc, 2023, v. 1, p. 103-125.
HOFFMANN, M. S. ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer . AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. In: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. (Org.). Novas conversas no grupo de pesquisa educação, arte e inclusão. 1ed.Curitiba: Appris, 2023, v. 1, p. 49-72.
Christino, L. M. ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer . Tecnologias digitais: como meio de comunicação, informação, aprendizado e inclusão escolar. In: Claudia Flores Rodrigues. (Org.). EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: PERSPECTIVAS, RELATOS E EVIDÊNCIAS 2. 2ed.Ponta Grossa: Aya, 2022, v. 2, p. 117-127.
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; Christino, L. M. . ESTUDOS SURDOS: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E O BILINGUISMO COMO PROTAGONISTA NA ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS COMUNICACIONAIS. In: Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra; Cícera Aparecida Lima Malheiro; Márcia Raika e Silva Lima. (Org.). ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS. 1ed.São Luiz: EDUEMA, 2022, v. 2, p. 113-133.
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; MACHADO, R. ; MELLO, A. G. de . A ESCOLARIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS. In: Solange Cristina da Silva; Rose Clér Estivalete Beche; Laureane Marília de Lima Costa. (Org.). ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Anticapacitismo, Interseccionalidade e Ética do Cuidado. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2022, v. 1, p. 49-77.
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; VETTER, C. I. ; DIAS, D. M. S ; SANTOS, V. L. B. dos . O SERVIÇO PÚBLICO COMO ESPAÇO DE TRABALHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: PRESSUPOSTOS PARA O DEBATE SOBRE O CAPACITISMO. In: Solange Cristina da Silva; Rose Clér Estivalete Beche; Laureane Marília de Lima Costa. (Org.). ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Anticapacitismo, Interseccionalidade e Ética do Cuidado. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2022, v. 1, p. 187-213.
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; SANTOS, J. E. dos . EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O APOIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. In: Naíola Paiva de Miranda; Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Caminhos da formação docente: Diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem, Volume 1.. 1ed.Rio De Janeiro: e-Publicar, 2021, v. 1, p. 332-349.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
SCHAPPO, Raquel ; Kempfer Böck, Geisa Letícia . AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NA ESCOLA INCLUSIVA E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. In: X Congresso Nacional de Educação, 2024, Fortaleza. Anais do X Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2024. p. 01-12.
Steffens, R. ; Silva, Solange Cristina da ; Kempfer Böck, Geisa Letícia . ÉTICA DO CUIDADO E O AUTISMO NO PERÍODO DA INFÂNCIA. In: X Congresso Nacional de Educação, 2024, Fortaleza. Anais do X Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2024. p. 01-12.
JESUS, J. P. de ; BÖCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER ; Silva, Solange Cristina da . DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM COMO UM PROCEDIMENTO PARA ELIMINAÇÃO DAS BARREIRAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: X Congresso Nacional de Educação, 2024, Fortaleza. Anais do X Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2024. p. 1-10.
BARROS, A. P. A. ; BARBOSA, D. C. ; JESUS, J. P. de ; BÖCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER ; Silva, Solange Cristina da . TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES. In: X Congresso Nacional de Educação, 2024, Fortaleza. Anais do X Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2024. p. 01-12.
JESUS, J. P. de ; Silva, Solange Cristina da ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer . OS DESAFIOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CRIANÇAS AUTISTAS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES. In: Congresso Nacional da Educação, 2023, João Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação/CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. p. 01-11.
FERREIRA, S. De M. ; BOCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER ; GESSER, M. . A (RE)PRODUÇÃO DO CAPACITISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Congresso Nacional da Educação, 2023, João Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação/CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. p. 01-12.
BARBOSA, D. C. ; BOCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER . UMA PROPOSTA INTERACIONISTA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA ESTUDANTES OUVINTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Congresso Nacional da Educação, 2023, João Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação/CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. p. 1-12.
BARROS, A. P. A. ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer ; Silva, Solange Cristina da . ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Congresso Nacional da Educação, 2023, João Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação/CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. p. 01-11.
BÖCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER; Silva, Solange Cristina da ; CUNHA, C. K. A. . O MAPEAMENTO DAS PESQUISAS COM METODOLOGIAS EMANCIPATÓRIAS DA DEFICIÊNCIA. In: Congresso Nacional da Educação, 2023, João Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação/CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. p. 01-11.
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, M. . O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PRÁTICAS ALIADAS AO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA.. In: Congresso Nacional de Educação, 2022, Maceió. Anais do Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Editora Realize, 2022. v. 8. p. 1-12.
MAMANN, S. F. ; GESSER, M. ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer . PRÁTICAS ANTICAPACITISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DA LITERATURA INTERNACIONAL. In: Congresso Nacional de Educação, 2022, Maceió. Anais do Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Editora Realize, 2022. v. 8. p. 1-13.
COSTA, B. G. dos S. ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer . INTERATIVIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NO CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Congresso Internacional de Educação a Distância, 2022, São Paulo. Anais do CIET:EnPET ESUD:CIESUD 2022 - Educação Híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade. São Carlos, 2022. v. 6. p. 1-12.
Espíndola, K. B. ; Blanco ; BOCK, Geisa Letícia Kempfer . REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE SINDEMIA. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Congresso Internacional de Educação a Distância, 2022, São Paulo. Anais do CIET:EnPET ESUD:CIESUD 2022 - Educação Híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade. São Carlos: Grupo Horizonte UFSCAR, 2022. p. 1704-1716.
BOCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER; Silva, Solange Cristina da . Expressões da Ética do Cuidado nos Procedimentos de Pesquisa: um relato de experiência. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2021, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero, Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos. Anais eletrônicos. Florianópolis: UFSC, 2021.
COSTA, B. G. dos S. ; BOCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER . AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: 9º Congresso Brasileiro de Educação especial, 2021, São Carlos. ANAIS CBEE - 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: editora UFSCAR, 2021. p. 01-13.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




