Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2022-18h32

Udesc Lages oferece exames contra câncer de colo do útero para comunidade acadêmica

Coletas aconteceram no Setor de Saúde, em parceria com  Secretaria Municipal - Foto: Fabrício Camargo
Nesta segunda-feira, 10, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizou uma ação preventiva em alusão à campanha Outubro Rosa, prestando atendimento para mais de 20 mulheres.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados exames preventivos gratuitos contra o câncer de colo do útero para a comunidade acadêmica. Servidoras, alunas e colaboradoras terceirizadas também puderam agendar o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação é uma iniciativa da Associação Atlética Acadêmica Bárbaros da Serra e do Setor de Saúde da Udesc Lages. "Nós precisamos ter em mente que a nossa prevenção tem que ocorrer desde sempre", afirma a enfermeira do setor Kelli Ribeiro Folmann.

Para a enfermeira do município, Dayane Cristina Bordin, facilitar o acesso das mulheres à prevenção é fundamental, independentemente da idade: "Muitas das pessoas que atendemos hoje estavam com dificuldades para acessar o serviço, em função da rotina do dia a dia. Mesmo mulheres jovens podem ter tanto o câncer de mama quanto o câncer de colo uterino", alerta ela.

Outras ações do Outubro Rosa

Em alusão à campanha, desde o início do mês, o Prédio da Administração da Udesc Lages fica iluminado com a cor rosa, todas as noites. Nas terças-feiras, das 18h às 19h, são oferecidas aulas gratuitas de yoga, no Prédio da Medicina Veterinária. E, no dia 20, às 18h, haverá uma roda de conversa com o tema "Papo de Mulher". 

Movimento internacional, criado no início da década de 1990, o Outubro Rosa visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h