Coordenação: Felipe Eugênio Kich Gontijo | felipe.gontijo@udesc.br
O ano de 2025 representou um período de transformação, expansão internacional e de muita resiliência inestimável para a iniciativa. Fora desempenhado o foco contínuo do projeto de educação empreendedora para crianças, utilizando uma metodologia de trabalho dividida no desenvolvimento de materiais, capacitação de monitores e execução de oficinas práticas.
No entanto, apesar da magnitude das realizações, ao longo de todo o ano passamos por severas intercorrências de saúde e, posteriormente, com o trágico e precoce falecimento do Professor Coordenador Eduardo Jara, ocorrido em 12 de outubro de 2025. O legado de educação cidadã, empatia e inovação foi e será mantido vivo por meio de um esforço coletivo incomparável.
Nesse ano destaca-se a produção de desenhos animados, um sobre sobre Liderança Para Crianças, acompanhado de livro ilustrado, e outro sobre Prevenção de Riscos e Desastres para Crianças, para ser distribuído às crianças participantes das ações realizadas pelos programas de extensão da ESAG UDESC. Os desenhos animados foram de autoria do Prof. Eduardo Jara e ilustrado por Clara Reschke.
O projeto também realizou a capacitação de professores do Ensino Fundamental para replicarem em espaços educacionais a metodologia Esag Kids, disponibilizando a animação 2D para projeção em cinemas, espaços de projeção e auditórios.
Impacto
● Internacionalização EUA: parceria com a Western Iowa Tech College.
● Campanha Nacional ANEPECP: produção de vídeo para a campanha "O Campo de Públicas com o Pé na Rua".
● Premiação em Inovação:1º lugar na categoria "Docente Inovador".
● Participação no III Congresso de Empreendedorismo Universitário do Seridó na UFRN.
● Oficina de Pré-lançamento de Animação com 50 crianças do Colégio de Aplicação (CEI) no auditório da ESAG.
● Participação VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa em Manaus, com o Prof. Felipe Gontijo.
● V Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres: Lançamento oficial do curta-metragem animado sobre riscos e desastres.
● Apresentação do livro "Innovation for Kids" na Conferência Internacional de Educação na Irlanda pela: Marina Jara.
● Ações de Extensão e Natalinas com a Profa. Ivoneti em Lebon Régis.
● Ações com grupos de 40 crianças em cidades do Amazonas, com o Prof. Felipe Gontijo.
Público
As ações com crianças, seja na ESAG, Tabatinga e Letícia no Amazonas e em Lebon Régis SC. Os congressos, seminários e conferencias onde foram apresentados os trabalhos tiveram um público significativo, e nesses eventos também houve espaços especiais para a presença de crianças. Considerando que o projeto trabalha intensamente com mídia eletrônica, deve-se considerar esse público também..
Número de beneficiados: 1800
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.



